Translate / Tradutor

terça-feira, 31 de julho de 2012

Encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal reúne 17 mil jovens

A Arquidiocese de Brasília acolheu nesse domingo (29), 17 mil pessoas durante o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil. O evento, que foi presidido pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha no Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul), contou com a presença maciça de jovens provenientes de dezenove estados do país. Enquanto vinham de caminho ao local do encontro, os grupos de jovens foram evangelizando pelas ruas e cidades.

O encontro começou no início da tarde, por volta das 14h30, com a apresentação dos bispos participantes. No palco estavam D. Pedro Luiz Stringhini (bispo de Franca-SP), D. Valério Breda (Penedo-AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi (conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil).

O Pe. José Folqué, acompanhado de Maria del Pilar de la Plaza e Raúl Viana, a equipe responsável do Caminho Neocatecumenal no Brasil, leu uma carta enviada por D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude, na qual encorajava os jovens a preparar-se para este grande acontecimento, no ano que vem.

Além da equipe, participaram do evento o Pe. Sávio Ribeiro, assessor do Setor Juventude da CNBB, e os seminaristas e presbíteros formadores dos seminários missionários diocesanos ‘Redemptoris Mater’ de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Asunción (Paraguai).

A assembleia teve início com a celebração da palavra. Para encorajar os jovens à vida cristã, o Pe. José Folqué leu o testemunho da jovem espanhola Marta Obregón (1969-1992), em processo de beatificação pela santidade ao defender a sua virgindade perante as agressões recebidas. Depois do querigma baseado na Segunda Carta aos Coríntios (5, 14-6,2) e da exortação do Pe. Folqué, foi proclamado o trecho da ressurreição de Jesus segundo o Evangelho de Mateus (28, 1-10).

D. Sergio da Rocha, dirigindo-se aos jovens, disse que “o anúncio da salvação brota da nossa participação na ressurreição de Cristo e na sua vitória sobre a morte”. Pensando no chamado vocacional, ele sublinhou que “todo encontro pessoal com Cristo nos leva a viver a vida em Cristo através da comunidade, da Igreja, dizendo sim ao chamado que Jesus nos faz nas diversas vocações da vida em comunhão”. Nesse sentido, “toda vocação na Igreja não se esgota na comunidade, ainda que se alimente dentro dela, mas a vocação está aberta à missão no mundo”.

Neste encontro vocacional de preparação à JMJ do Rio de Janeiro, trezentos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil foram chamados por Cristo ao presbiterado e duzentas moças para a vida religiosa.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Brasília

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aos responsáveis de cada ônibus que levam os jovens

Lembramos da necessidade de ajudar aos jovens durante a peregrinação, seja na seriedade nessa evangelização, seja na seriedade que Deus dá às nossas vidas.

Durante a viagem podem ser lidos trechos do livro: “A arte de aproveitar as próprias faltas” (Joseph Tissot) ou algum livro do Papa João Paulo II: “Levantai-vos! Vamos!”  ou  “Esta é a minha Vida”, ou ainda alguma boa vida de santos (S. João Bosco, Domingos Sávio, etc.).

Após o Encontro Vocacional e já nos ônibus, é necessário publicamente dar um aplauso e uma palavra de encorajamento aos que se levantaram.

Caso haja algum levantado(a), o responsável do ônibus fica encarregado de tomar os dados e enviar com brevidade aos responsáveis do centro vocacional da região, pegando o nome completo, comunidade, paróquia, catequista e telefone.

Orientações para o peregrino que virá para o Encontro Vocacional em Brasília

Com o objetivo de tornar a sua estada em Brasília mais agradável e evitar possíveis problemas, desenvolvemos essas orientações e esperamos que você leia e siga.

1) Cuidados Médicos:
  • Possíveis problemas de desidratação e infecções poderão ocorrer em função do clima seco no Distrito Federal nesta época do ano. Para evitá-los, recomenda-se aos peregrinos que bebam água constantemente. Além do cuidado natural com a alimentação, que deve ser leve.
  • É indispensável o uso de filtros solares, especialmente por parte de pessoas com pele clara e/ou sensível; chapéus e bonés são muito recomendados.
  • Pessoas com problemas de saúde: pressão alta ou baixa, diabetes, alergias, necessidades de remédios controlados etc; deverão ser identificados pela organização das respectivas paróquias hospedeiras. Além disso, a mesma informação deve estar contida no verso do crachá de Identificação do peregrino (campo de observações), prevendo um possível atendimento emergencial.
  • No Domingo, haverá equipes médicas à disposição dos peregrinos que porventura possam passar mal durante o evento.
2) Cuidados com a Limpeza:
O Parque Ermida Dom Bosco compreende uma área de preservação ecológica, sendo assim a realização de eventos neste local requer alguns cuidados específicos:
  • Todo o lixo produzido pelos peregrinos deverá ser depositado em locais adequados. Para tanto, inúmeros latões de lixo estarão posicionados e devidamente sinalizados em todo o Parque. Além disso, três sacos plásticos de lixo estarão sendo distribuídos para cada ônibus, colaborando ainda mais para a manutenção da limpeza do Parque;
  • Restos de cigarro deverão ser apagados e jogados no lixo. Nesta época do ano a vegetação nativa do Parque encontra-se muito seca. Sendo assim, qualquer fagulha poderá implicar no surgimento de pontos de incêndio.
3) Cuidados com áreas de risco no Parque:
  • A ninguém será concedido o direito de “exploração” das áreas de vegetação nativa do Parque. Segundo as autoridades de segurança, os aventureiros costumam ser picados por cobras, assaltados, etc;
  • Também será proibida a entrada dos peregrinos no Lago Paranoá. Visto que sua maior profundidade ocorre justamente no trecho que banha o Parque.
4) O que os peregrinos deverão trazer?
  • Os peregrinos deverão trazer um colchonete ou saco de dormir, bem como travesseiros e cobertores;
  • Também devem estar preparados para o frio, já que nesta época do ano ocorrem as temperaturas mais baixas do ano em Brasília. Casacos e roupas mais adequadas ao frio são recomendados.
5) Quando deverão chegar?
  • Um programa incluindo evangelização pelas ruas, visita ao seminário foi pensado, por isso os grupos oriundos de diversas cidades do Brasil devem chegar preferencialmente na sexta-feira (27/07) ou, no mais tardar, no sábado (28/7) pela manhã.
6) Grupos de Apoio aos Peregrinos:
  • No domingo (29/7) os peregrinos deixarão seus respectivos ônibus a certa distância do Parque, fazendo restante do percurso a pé.
  • Neste mesmo dia, inúmeros catecúmenos atuarão como voluntários. Estando todos uniformizados e devidamente credenciados. Cada um deles trazendo o nome de sua área de atuação estampado nas costas de seu respectivo colete. Contudo, qualquer um destes voluntários estará apto a esclarecer qualquer dúvida dos peregrinos no que diz respeito ao próprio evento.
Equipe da Nação (Pe. José, Pilar e Raúl) para os responsáveis de ônibus.

domingo, 22 de julho de 2012

Em que consiste a caminhada numa Comunidade Neocatecumenal?

Consiste num aprofundamento na Palavra de Deus, revelada nas Escrituras, que traz para a história de cada um a história do Povo de Deus. Ou seja, a vida em comunidade faz com que a Palavra de Deus torne-se carne na vida de cada irmão, que passa a conhecer e a entender a sua própria história, os seus sofrimentos e as suas debilidades. Resumindo, o Caminho Neocatecumenal é, na verdade, um caminho de conversão, que nos chama a viver na radicalidade evangélica, um caminho de aprofundamento na Fé, mas numa Fé adulta, livre de preconceitos e que não se limita a uma mera religiosidade natural.

Por essa razão, aliás, é necessário dizer que não é possível que alguém, que nunca tenha feito parte de uma Comunidade Neocatecumenal, ingresse numa Comunidade que já tenha um certo tempo de caminho, como acontece nos diversos movimentos e pastorais existentes na Igreja.

FONTE: (http://paroquiasantoantonio.org/)

Tu és o Caminho...


“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14,6)

Sinais Litúrgicos

DISPOSIÇÃO DO SALÃO

A estrutura do salão onde ocorre a Eucaristia representa a Igreja como corpo místico de Cristo representado numa pequena comunidade. Obviamente com este termo não se pretende significar a Igreja hierárquica, mas o Corpo de Cristo. 

O Concílio Vaticano II (Constituição Sacrosantum Concilium) destacou a importância dos sinais litúrgicos. Por isso nas celebrações do Caminho se faz com o maior cuidado na preparação destes sinais tendo uma consciência de conhecer os seus valores pedagógicos.
Os sinais que mais se destacam são: o sacerdote, a estante ou ambão, a cruz hasteal, a mesa/ altar e os tapetes.

Os cantores (salmistas), em geral, se se localizam a esquerda do altar enquanto que a equipe que preparou a liturgia à direita. Os sinais são ordenados do seguinte modo: cabeça (presbítero), boca (ambão), útero (altar/mesa). Nestes sinais se vê o corpo de Cristo e representa a Igreja numa pequena comunidade.

O Nosso Senhor Jesus Cristo institui a Eucaristia pela nova Páscoa inaugurando a nova aliança. Sendo judeu O fez no contexto da Páscoa hebraica. Servindo-se dos sinais da liturgia pascal hebraica (em hebraico Pessach). Usou do pão ázimo (em hebraico Hamez) e do cálice (em hebraico Kadesh) previsto transformando-lhe e dando-lhe um novo significado. Transformando-lhe no seu Corpo e Sangue levando ao cumprimento a Páscoa hebraica e introduzindo a Páscoa cristã. Nas catequeses iniciais se coloca muito em evidência a raiz do qual deriva a nossa Eucaristia, ou seja, a Páscoa hebraica.

FONTE: (http://caminhoneocatecumenaltaruma.blogspot.com.br/)

Falta 1 ano!!!

Catequistas Itinerantes

Vários bispos, preocupados com a situação de secularização presente em tantas Paróquias e vendo que naquelas onde tinha nascido o Caminho Neocatecumenal constituíam-se pequenas comunidades vivas, cheias de afastados, solicitaram a abertura do mesmo percurso de iniciação cristã, pedindo catequistas de outras cidades e nações. Isto deu lugar ao nascimento dos Catequistas Itinerantes. Nos encontros catequistas são expostos estes pedidos dos bispos e pede-se que se apresentem livremente aqueles que se sentem chamados a partir para anunciar o Evangelho, tornando-se disponíveis para tal missão, o que exige destes muita coragem e fé para abandonar tudo e se arriscar levando consigo apenas o dinheiro da passagem e tendo por base o mandato do próprio Batismo. Aparece, assim, de novo um modelo de Igreja Primitiva evangelizada pelos apóstolos e catequistas itinerantes, sem que estes formem algum grupo particular. Esses permanecem inseridos nas próprias comunidades e paróquias, das quais partem e às quais retornam periodicamente.

Assim, pouco a pouco, através da experiência e em tantas convivências de formação, foram constituídas equipes itinerantes de evangelização, formadas por mulheres e homens celibatários ou por um casal, e por um sacerdote que obtém a autorização de seu bispo ou superior religioso. Estas vão durante um tempo a uma outra diocese, de acordo com o bispo que os chama, para abrir o Caminho Neocatecumenal nas paróquias. Tal estrutura de evangelização, como um andaime, é coordenada pela Equipe Responsável do Caminho Neocatecumenal, composta pelos iniciadores, Kiko e Carmen, e por um presbítero, Padre Mário Pezzi. Assim, ao longo destes anos, o Caminho se difundiu nos cinco continentes.

FONTE: (http://caminho2.blogspot.com.br/)

sábado, 14 de julho de 2012

Virgem do Advento

Bíblia de Jerusalém

A Bíblia de Jerusalém é considerada atualmente, pela maioria dos linguistas, como um das melhores bíblias de estudo, aplicável não apenas ao trabalho de teólogos, religiosos e fiéis, mas também para tradutores, pesquisadores, jornalistas e cientistas sociais, independente de serem católicos, protestantes, ortodoxos ou judeus, ou mesmo de qualquer outra religião ou crença.

A Bíblia de Jerusalém apresenta um texto com muitas revisões e novas opções textuais. No Antigo Testamento há considerável volta ao texto hebraico, e o Novo Testamento traz uma tradução inteiramente nova.

Os catecúmenos utilizam exclusivamente a Bíblia de Jerusalém principalmente pelo fato de que por meio dela é possível a perscruta da Palavra de Deus.

FONTE: (http://www.erdos.com.br/)

Por que se chama Caminho Neocatecumenal?

Denomina-se Caminho Neocatecumenal por se desenvolver, por intermédio dele, um catecumenato pós-batismal. Ou seja, destina-se fundamentalmente às pessoas já batizadas, que não tiveram, no entanto, uma suficiente formação cristã. Sua meta é levar a uma renovação do Sacramento do Batismo realizada através de um profundo caminho de conversão fundamentado na humildade, na simplicidade, na oração, no louvor, numa vivência muito profunda da Palavra de Deus e na redescoberta da vocação missionária de cada cristão e a uma consequente formação permanente na Fé, como estabelecem os seus Estatutos, recentemente promulgados.

Apesar de ser um catecumenato pós-batismal, o Caminho Neocatecumenal destina-se também a pessoas não batizadas.

É evidente que as pessoas não batizadas podem (e devem) também fazer parte de uma Comunidade Neocatecumenal. À evidência, a caminhada dessas pessoas assume um aspecto todo especial, com uma preparação visando a que recebam o Sacramento do Batismo, numa determinada etapa do Caminho, e possam continuar sua caminhada na mesma Comunidade que as recebeu, em igualdade de condições com as pessoas que já eram batizadas à época da formação da mesma Comunidade. Sem dúvida nenhuma, é uma imensa graça de Deus!

E mesmo as pessoas que pertencem a outros credos ou a outras igrejas também podem participar de uma Comunidade Neocatecumenal. No curso da caminhada, e no tempo oportuno, a Igreja orientará o que fazer em cada situação concreta, dando à pessoa uma Palavra específica e de esperança, deixando-a livre para escolher se quer ou não quer continuar no Caminho e, por conseqüência, na Igreja Católica. Tudo é feito na liberdade dos filhos de Deus, com o máximo respeito à liberdade de cada um. É que a Fé não pode ser imposta, mas deve ser anunciada e decorrer da liberdade das pessoas, de sua livre escolha. Aliás, tal liberdade é a prova mais eloqüente da infinita misericórdia e da infinita bondade de Deus em relação ao ser humano.

As primeiras catequeses baseiam-se em três pontos fundamentais, sobre os quais apoiar-se-á todo o Caminho Neocatecumenal: Palavra, Liturgia e Comunidade.

Como se vê, o Caminho Neocatecumenal não é um grupo formado espontaneamente, nem uma associação, nem um Movimento, nem mesmo uma Pastoral, no sentido exato de tal palavra, não obstante possa ser tratado como uma Pastoral de Evangelização, como tem acontecido em nossa Paróquia. Trata-se de um Caminho que leva a pessoa a redescobrir e a viver a vida cristã em toda a sua plenitude.

FONTE: (http://paroquiasantoantonio.org/)

Como as pombas!

Uma imagem vale mais que mil palavras. Creia quem quiser!

São Sebastião

BIOGRAFIA

Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé!

FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Carismas

O Catecismo da Igreja Católica ensina que "os carismas são graças especiais que, direta ou indiretamente têm uma autoridade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo".

Acrescenta ainda que, "os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe e também por todos os membros da Igreja. De fato, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e santidade de todo o Corpo de Cristo (…)".

Carisma é uma palavra grega que significa dom gratuito. Os carismas são, pois, dádivas do Espírito Santo dados, segundo a nossa fé e a nossa confiança no poder de Deus. Não são dados aos mais cultos e aos mais inteligentes, mas aos que se abrem à ação do Espírito Santo, que se quer derramar abundantemente em nós. O fundamento de todos os carismas é a caridade, o amor.

Enquanto que os dons do Espírito Santo são permanentes, dados pelo Batismo, para a nossa própria santificação, os carismas são dons especiais, por vezes extraordinários, dados para o bem da comunidade, para o serviço dos outros e assistência da Igreja.

Jesus Cristo, em Jo 14,12, disse: “Em verdade em verdade vos digo: aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai". Esta é uma realidade na qual todos devemos acreditar. É a realidade da nossa fé.

Na 1ª Carta aos Coríntios (12,4-11) São Paulo faz uma enumeração dos diversos carismas. De acordo com esta enumeração dividimos os carismas em 3 grupos:

- Carismas da palavra: Dom das línguas; Dom da interpretação das línguas; Dom da profecia.
- Carismas das obras: Dom da fé carismática; Dom das curas; Dom dos milagres.
- Carismas da revelação ou do conhecimento: Dom do discernimento dos espíritos; Dom da sabedoria; Dom da ciência.

Muitos são os dons do Espírito que caracterizaram o desenvolvimento do Caminho Neocatecumenal como, por exemplo, os salmistas, ostiários, catequistas, mestres, leitores, famílias em missão, itinerantes entre outros. O carisma é um dom dado a alguém para edificar espiritualmente a comunidade.

FONTE: (http://www.catequisar.com.br/)

Nota da Arquidiocese de Brasília sobre o Encontro Vocacional

A Arquidiocese de Brasília acolherá no domingo, dia 29 de julho, um encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil, que será presidido pelo Arcebispo, Dom Sergio da Rocha.

Até agora são 15 mil os inscritos que vão participar do evento que começa às 14h30, no anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul.

Jovens de dezessete estados do país serão acolhidos, a partir da sexta-feira (27), em diversas paróquias da Arquidiocese de Brasília. No sábado, durante todo o dia, os jovens evangelizarão pelas ruas e praças das principais cidades do Distrito Federal, e à noite vão celebrar a eucaristia nas paróquias onde forem acolhidos.

No domingo de manhã, os peregrinos rezarão as laudes com a comunidade paroquial e, em seguida, irão ao Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, onde acontecerá o encontro vocacional. Além de Dom Sergio, também confirmaram presença Dom Valério Breda, bispo da diocese de Penedo (AL) e Mons. Piergiorgio Bertoldi, conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil.

O encontro vocacional na capital federal sob a responsabilidade do Caminho Neocatecumenal no Brasil se insere nos eventos de preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

No Brasil, o Caminho Neocatecumenal está presente em 72 dioceses com 1.500 comunidades espalhadas em quase todos os estados contando com aproximadamente 50 mil fieis. A vida cristã em pequenas comunidades, própria da iniciação cristã neocatecumenal, tem produzido numerosos frutos para o bem de toda a Igreja, dentre eles os seminários “Redemptoris Mater” (três no Brasil), além de numerosas vocações à vida contemplativa e a formação de muitas famílias abertas à vida que auxiliam à edificação da Igreja e ao florescimento de novas vocações.

SERVIÇO

Data: Domingo 29 de julho – Hora: 14:30h
Local: Área do anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco, Lago Sul, Brasília
Informações: Pe. Marcos Sabater (61 9313-0470)

FONTE: (http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/)

Oração oficial da JMJ Rio 2013

Jovens adoradores do mundo inteiro puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração oficial da Jornada. A oração, que deverá estar na cabeceira dos cristãos até a JMJ Rio2013, foi divulgada nessa sexta-feira, no dia 13 de julho, no evento que deu início às atividades que marcam a contagem regressiva para um ano da Jornada.


FONTE: (http://www.rio2013.com/)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nova Eva

Domus Galiléia


O Centro Internacional Domus Galilaeae ou Domus Galiléia é um centro de formação e retiro em Israel, que desde 1999, abriga um ponto de oração para as pessoas pertencentes ao Caminho Neocatecumenal e para a Igreja Católica.

LOCALIZAÇÃO

O local onde o Centro está construído é chamado de "Al-mubaraka" (das bênçãos) na área onde Corazim, segundo a tradição oral transmitida pelos beduínos, Jesus pregou o Sermão da Montanha. Ele está localizado acima do atual Santuário das Bem-aventuranças, no topo da montanha chamada das Bem-aventuranças, que fica em frente ao lago de Tiberíades e acima Tabgha, local da primeira multiplicação dos pães. O projeto surge bem ao lado da estrada que antigamente unia Corazim a Cafarnaum, ao lado do lago.

HISTÓRIA

Um dos maiores desejos do Papa Paulo VI era a construção em Israel de um centro onde os seminaristas pudessem completar a sua formação antes da ordenação. Foi com esta perspectiva que o Vaticano adquiriu "Notre Dame", perto do Portão de Jaffa em Jerusalém. No início dos anos 1980, a Terra Santa ofereceu ao Caminho Neocatecumenal a possibilidade de construir sobre um terreno localizado no Monte das Bem-aventuranças um centro de formação, de estudos e de retiro, uma obra de particular interesse para a Igreja Católica e para Israel. Desde que em 1994 foi informado do projeto "Domus Galilaeae," João Paulo II se mostrou entusiasmado e aprovou o projeto. Nos anos seguintes, foram concluídas todas as licenças de construção.

O projeto foi concebido por Kiko Argüello, iniciador, juntamente com Carmen Hernández, do Caminho Neocatecumenal. Kiko, que trabalhou com um grupo internacional de arquitetos, desenhou um complexo moderno que ao mesmo tempo mistura-se com o ambiente natural.

VISITA DE JOÃO PAULO II

Em 24 de março de 2000, a visita e a bênção do Papa João Paulo II foi o culminar de uma das etapas finais do lugar, na ausência de alguns detalhes que foram concluídos mais tarde.

João Paulo II chegou de helicóptero e foi recebido pelo Monsenhor Boutros Mouallem e S. B. Michel Sabbah, além de algumas autoridades locais. Imediatamente ao lado do Cardeal Angelo Sodano, Cardeal Achille Silvestrini, Cardeal Roger Etchegaray, Cardeal Edward Idris Cassidy, Monsenhor Giovanni Battista Re e do Monsenhor Stanislaw - secretário do Papa - João Paulo II entrou no Santuário da Palavra da Domus Galileia.

Kiko Argüello, Carmen Hernández e o Pe. Mario Pezzi, responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal e promotores do projeto Domus Galilaeae, juntamente com os arquitetos que trabalharam na construção, aguardavam a chegada do papa. O pontífice não poupou sinais de afeto para os iniciadores do Caminho e selou o encontro com estas palavras: "O Senhor estava à vossa espera neste monte".

Após a apresentação da Assembléia por Kiko Argüello, o papa abençoou o Santuário da Palavra. João Paulo II dava a impressão de se sentir realmente em casa, parecendo até não ter vontade de ir embora.


FONTE: (http://www.domusgalilaeae.org/)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bote Fé na vida

CORRIDA SIMULTÂNEA EM MAIS DE 250 CIDADES DO BRASIL 

Integrar esporte, saúde e qualidade de vida. Estes são os objetivos do “Bote Fé na Vida”, corrida e caminhada simultânea com percurso de 5 Km que acontecerá em mais de 250 cidades do Brasil, incluindo as capitais dos 26 estados e distrito federal, no dia 22 de julho (domingo), às 9h. O evento marca a contagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013. A Corrida é realizada pela CNBB e pelo Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, e no Rio conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Esporte e Lazer.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20/07 ou até atingir o limite através do site www.rio2013.com. Para a retirada dos Kits, é necessária a doação de 1 quilo de alimento não perecível. A previsão é de arrecadar 28 mil quilos de alimentos só no estado do Rio, que serão doados a instituições de caridade. "A Jornada Mundial da Juventude é um dos eventos mais importantes no extenso calendário que o Rio de Janeiro tem para os próximos anos. O estado vive um momento espetacular e receber esta corrida comprova nossa vocação como capital mundial dos esportes. Não tenho dúvidas de que este evento, que reúne esporte e fé, e que marca a contagem regressiva para o maior evento católico do mundo, será um sucesso", afirma o governador do Rio, Sergio Cabral.

No estado do Rio, a corrida acontece em 14 municípios, onde são esperados 28 mil participantes em cidades, como Petrópolis, Cabo Frio, Nova Friburgo, Teresópolis, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Na cidade do Rio de Janeiro, o local escolhido foi a Praia de Copacabana, com expectativa de 10 mil pessoas. "O Rio tem o prazer de ceder um de seus principais cartões postais - a Praia de Copacabana - para uma prova que une esporte, fé e beleza. E, com o nosso Cristo Redentor, a Cidade Maravilhosa está de braços abertos para todos os participantes", afirma o Prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Para estimular a presença de todos, também será permitida a modalidade caminhada. Os menores de idade podem participar, desde que sejam acompanhados dos responsáveis. “Queremos a participação de toda a família. Nossa intenção é incentivar os jovens para a vida saudável e despertar o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção de saúde”, afirma Dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 e arcebispo do Rio.

Os três primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) ganharão troféus e os cem primeiros, ingresso para o evento preparatório da JMM, que acontece nos dias 27, 28 e 29/07 no Maracanãzinho com palestras e participação de artistas, como Elba Ramalho e Reginaldo Manzoti. Todos participantes receberão medalhas. “Esta corrida surge como uma extensão do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre saúde pública, e exalta a importância da prática de esporte para manter a qualidade de vida”, afirma o diretor executivo do setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo.

SERVIÇO

Dia 22/07 (domingo), às 9h

Inscrições até o dia 20/07 ou até atingir o limite através do site http://www.rio2013.com

Período de inscrições: Até 20/07

Vagas limitadas

Para a retirada dos Kits, no dia 21/07, das 09 às 16h, é necessária a entrega de 1 quilo de alimento não perecível;

Cidades e locais de concentração dos participantes no Rio de Janeiro:

Angra dos Reis: Escola Naval, Barra do Piraí: Catedral de Sant’Ana, Cabo Frio: Praia do Forte, Campos dos Goytacazes: Catedral São Salvador, Guapimirim: Praça Matriz; Itaperuna: Avenida Central, Nova Friburgo: Praça da Catedral de São João, Nova Iguaçu: Catedral de Santo Antônio, Petrópolis: UCP – Relógio Flores, Rio de Janeiro: Praça do Lido – Copacabana, São João de Meriti: Prefeitura de São João, Mangaratiba: Praia do Saco, Teresópolis: Igreja Matriz de Santo Antônio, Valença: Praça de Nossa Senhora da Glória.

FONTE: (http://www.jovensconectados.org.br/)

O Bom Pastor

Orientações aos peregrinos

ENCONTRO VOCACIONAL - BRASÍLIA 2012, DE 27 À 29 DE JULHO

Todos os peregrinos deverão providenciar:

1) Saco de dormir;
2) Dinheiro - Ainda não foi divulgado como que será a alimentação dos peregrinos, por isso, reservem dinheiro para esse fim, e também para que comprem as lembranças no final da peregrinação;
3) Mochila - Levar mochila (não bolsas laterais, por segurança) contendo troca de roupa, água, produto de higiene além de outros pertences miúdos pessoais de modo que utilize durante o dia de peregrinação;
4) Doleira - Colocar por debaixo da camiseta para o dinheiro e o documento de identidade, não precisando assim levar carteiras;
5) Capa de chuva;
6) Protetor solar - Uma vez que em Brasília no final de julho/agosto começa a fazer calor, sendo também que a cidade é quente e abafada;
7) Remédios - de uso regular ou para precaução;
8) Boné ou chapéu.


AGUENTA CORAÇÃO! FALTAM 17 DIAS!!!

Crucificação

O amor toma sobre si o pecado do mundo para perdoar os pecadores. A cruz é a árvore da vida plantada no Calvário. Ao pé da cruz está em uma caverna negra onde repousa a cabeça de Adão, nele toda a humanidade é banhada pelo sangue de Cristo. O fundo arquitetônico mostra a muralha de Jerusalém. Cristo sofreu fora das muralhas da cidade e convida os crentes a segui-lo "para que não tenhamos uma cidade estável." Cristo na cruz não perdeu nada de sua majestade real, diz São João Crisóstomo: "Eu o vejo crucificado e o chamo de rei." Nele se cumpre a palavra do Evangelho: "As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mt 8,20). Ele reclinará sua cabeça na cruz, na vontade de Deus assim como os cristãos. Os braços estão estendidos em sinal de entrega total. A Virgem sempre a sua direita, está em atitude de recebimento enquanto Cristo o diz referindo-se a João: "Mulher eis o teu filho". Com João somos todos acolhidos. A figura à esquerda da cruz é São João.

Pintura exposta na Paróquia de São Bartolomeu em Tuto, Itália.

FONTE: (http://www.camino-neocatecumenal.org/)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Entrevista de Kiko Argüello ao programa "Nuestra Fe en Vivo" (EWTN)

Beato Pier Giogio Frassati

BIOGRAFIA

Nasceu em Turim, em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros. Nós o reconhecemos como alguém que ardentemente amou os pobres e a Igreja.

FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Dom Eugenio Sales

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, faleceu no fim da noite da última segunda-feira, 9 de julho, aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa, mas, sem dúvida, deixa um legado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e para a Igreja Católica, principalmente no que tange às questões sociais.

Arcebispo do Rio de Janeiro durante 30 anos, no período entre abril de 1971 e setembro de 2001, Dom Eugênio deixou o cargo devido ao limite de idade. Nascido no sertão do Rio Grande do Norte começou a vida religiosa em 1931. Foi ordenado sacerdote, em Natal, em 1943, e se tornou arcebispo de Salvador e do Rio de Janeiro, onde comandou a Igreja Católica durante 30 anos. Era um humanista, sempre preocupado com os mais pobres e criou diversas pastorais, como a das favelas.

Na década de 70, o religioso ajudou a abrigar mais de quatro mil pessoas que eram perseguidas politicamente no Brasil e outros países da América do Sul. Ele também foi referência para perseguidos políticos durante a ditadura militar e abrigou padres, intelectuais, operários e estudantes brasileiros e estrangeiros.

Mesmo com essas atitudes, era conservador e combatia as doutrinas da esquerda. O cardeal participou, em 1990, da reunião que desmontou a chamada teologia da libertação, que pretendia fazer reformas na Igreja. Junto com o amigo dom Hélder Câmara, ele criou as comunidades eclesiais de base e a Campanha da Fraternidade. À frente da arquidiocese do Rio de Janeiro, recebeu outro amigo: o Papa João Paulo II, em 1980 e 1997. Na segunda visita, Dom Eugenio coordenou o encontro mundial do papa com as famílias.

Sua renúncia foi aceita em 25 de julho de 2001, mas Dom Eugenio continuou muito próximo do Papa Bento XVI. Às vésperas de completar 90 anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro foi surpreendido por uma carta de felicitações assinada pelo papa.

Dom Eugenio foi decisivo na escolha do Rio de Janeiro como sede da Jornada Mundial da Juventude, programada para julho de 2013. Ele mandou uma carta para o Papa. “Uma carta que Dom Eugenio escreveu para o papa pedindo que gostaria muito que o Rio de Janeiro fosse a sede do evento. Havia outras cidades que pediam, mas a carta dele foi decisiva”, explica o padre Jorjão.

O mais antigo cardeal da igreja católica exerceu o sacerdócio por 69 anos, sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes. Ele era conhecido como o homem do Vaticano no Brasil, foi membro de 11 congregações e era muito querido pelo povo. Era um homem de Deus que nunca teve sua fé abalada.

FONTE: (http://www.arquidiocese.org.br/); (http://g1.globo.com/jornal-hoje/)

Os Seminários "Redemptoris Mater"

Os seminários “Redemptoris Mater” não são seminários do Caminho Neocatecumenal, mas como os “Estatutos” e a “regra de vida” dizem, são verdadeiros seminários diocesanos que dependem do bispo. Os alunos deste colégio recebem a mesma formação teológica de outros seminários diocesanos. Fazem um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes que o bispo possa enviá-los em missão. Mas se o bispo tem urgências em alguma região particularmente difícil de sua diocese pode dispor destes presbíteros, dado que foram ordenados sem qualquer condição.

Uma característica destes seminários “Redemptoris Mater” é a internacionalização, que faz visível de maneira concreta a nova realidade anunciada pelo Cristianismo, na qual não há mais nem judeu, nem branco nem negro, mas uma nova criação, um homem celeste, que mostra natureza de ditos seminários para todo o mundo, até os confins da terra. A experiência tem demonstrado que unir a formação presbiteral a um itinerário de iniciação à vida cristã, como é o Caminho Neocatecumenal, constitui uma grande ajuda para o amadurecimento psicológico, afetivo e humano dos candidatos (antes de serem presbíteros, são cristãos e, no caminho da fé, aprendem a comunhão, a obediência, a oração, o sentido da cruz, etc.). E também, sobretudo, alia a missão ao serviço da paróquia, já que o Caminho Neocatecumenal é um tempo de formação que se realiza na própria Paróquia como comunidades vivas, adultas e missionárias, unidas ao pároco e ao bispo.

FONTE: (http://www.rmater.org.br/)