Translate / Tradutor

sábado, 25 de maio de 2013

Alimentação

Como será a alimentação?
A alimentação do peregrino será feita de duas formas dentro do pacote selecionado de inscrição. O café da manhã e as refeições de sábado e domingo serão entregues em forma de kits, antes das Catequeses (de 23 a 27 de julho) e em Campus Fidei respectivamente. O almoço e jantar serão possíveis ao peregrino que utilizar o seu cartão de refeição dentro dos estabelecimentos credenciados pela empresa responsável.

Cartão de refeição
Para o almoço e jantar nesse período, serão distribuídos para cada participante um cartão de refeição. O cartão deverá ser utilizado no pagamento de refeições em restaurantes, bares ou similares devidamente credenciados na Rede Ticket Restaurante. Nestes locais, haverá uma refeição com valor diferenciado, de acordo com o destinado no vale-refeição, que será chamado de Prato Peregrino.
Será programada a recarga diária de R$ 30,00. O crédito do cartão é cumulativo. Caso não seja utilizado o valor integral em transações, acumula-se para o próximo período.

Como funciona
Se você adquiriu:
- Pacote Semana Completa em sua inscrição (que garante a participação de 23 a 28 de julho), o cartão estará carregado a partir do dia 23 de julho.
- Pacote Fim de Semana (26 a 28 de julho), estará carregado a partir do dia 26 de julho.
Atenção: Todos os cartões encerram sua validade no dia 29/07 às 3h da manhã 
No sábado, dia 27 de julho, as atividades da Jornada serão realizadas no Campus Fidei, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro e, por isso, o esquema de alimentação será diferente e não haverá recarga no cartão. Para o jantar de domingo, será utilizado o cartão novamente.
E não se esqueça: Memorize sua senha. Ela é a garantia de que ninguém, além de você, poderá utilizar o benefício.
Os estabelecimentos cadastrados estarão sinalizados com o adesivo da Rede Ticket Restaurante em local visível ao público. Outras informações sobre a utilização do cartão estão disponíveis junto ao seu cartão.

Kits de alimentação
Entre os dias 23 e 27 de julho, o café da manhã será distribuído através de kits. Os peregrinos receberão o café da manhã nos locais de catequeses, que somam um total de 400 pontos.
Já nos últimos dois dias da JMJ (27 e 28 de julho), quando ocorrerá a Vigília, a estratégia será diferente. Serão quatro refeições fornecidas por meio de um kit, que inclui almoço e jantar de sábado, mais café da manhã e almoço de domingo. Todos eles obedecerão ao critério do valor energético total diário que um peregrino precisa. Sua distribuição ainda está sendo estudada. Somando todas as refeições de café da manhã nas catequeses e na vigília, serão 10 milhões kits.
Os cardápios dos kits serão de dois tipos, um convencional, para quem não tem nenhum problema de saúde, e outro especial, para aqueles com restrições alimentares. Dentro do último grupo estão o celíaco, o diabético e o vegetariano. O cardápio já foi aprovado por associações de Alimentação no Brasil.

Entrada de alimentos no Brasil
Segundo o governo brasileiro, itens de origem animal e vegetal como alimentos, plantas, sementes, animais vivos ou peles e tabaco não podem ser trazidos e nem levados para outros países sem certificação fitozoosanitária oficial do Mapa e dos órgãos equivalentes dos países de destino. A regra também vale para vegetais in natura. Apenas produtos de origem vegetal, com um grau de processamento maior, tais como doces de frutas, farinha, café torrado e chocolate, estão liberados para viagens internacionais.
FONTE: (http://www.rio2013.com/)

sábado, 18 de maio de 2013

Pentecostes

Se sentes um sopro do céu, um vento que move as portas, escuta é uma voz que te chama, é um convite a ir para longe. É um fogo que nasce em quem sabe esperar, em quem sabe nutrir esperanças de amor...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carta de Kiko, Carmen e Pe Mário

Queridos irmãos: a paz de Jesus Cristo ressuscitado esteja convosco.

Temos a alegria de comunicar que o Santo Padre Francisco nos convidou Kiko, Carmen e Padre Mario à missa a ser celebrada em Santa Marta no próximo sábado, dia 18 de maio. Nós damos graças à Virgem de Fátima, como foi o dia 13 de maio, a festa da Virgem, quando recebeu o convite do Secretário do Papa.

Boa Pentecostes. Rezem por nós.

Kiko, Carmen, P.Mario
FONTE: (http://redcamino.com/)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fale com a JMJ!

Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 1917. Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco Marto, 9 anos e Jacinta Marto, 7 anos, após a Missa na igreja de Aljustrel, lugarejo de Fátima, foram pastorear o rebanho de ovelhas nas terras do pai de Lúcia, na Cova da Iria. 

Após um como que clarão de relâmpago, num céu luminoso e sereno, sobre uma carrasqueira de metro e pouco de altura apareceu-lhes a Mãe de Deus.

Segundo as descrições da Irmã Lúcia, era “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”. Seu semblante era de uma inenarrável beleza, nem triste, nem alegre, mas sério, talvez com uma suave expressão de ligeira censura. Como descrever em pormenores seus traços? De que cor os olhos, os cabelos dessa figura celestial? Lúcia nunca o soube dizer ao certo!

O vestido, mais alvo que a própria neve, parecia tecido de luz. Tinha as mangas relativamente estreitas e era fechado no pescoço, descendo até os pés, os quais, envolvidos por uma tênue nuvem, mal eram vistos roçando as franças da azinheira. Um manto lhe cobria a cabeça, também branco e orlado de ouro, do mesmo comprimento que o vestido, envolvendo-lhe quase todo o corpo. “As mãos, trazia-as juntas em oração, apoiadas no peito, e da direita pendia um lindo rosário de contas brilhantes como pérolas, terminando por uma cruzinha de vivíssima luz prateada. [Como] único adereço, um fino colar de ouro-luz, pendente sobre o peito, e rematado, quase à cintura, por uma pequena esfera do mesmo metal”

Nesta primeira aparição, Nossa Senhora pede aos 3 pastorinhos que venham seis meses seguidos, no dia 13, à mesma hora. E diz que ainda viria uma sétima vez.

“Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de suplica pela conversão dos pecadores?"

À resposta afirmativa das crianças, Ela acrescentou: “Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”.

Foi ao pronunciar estas últimas palavras (‘a graça de Deus…’, etc.), que abriu pela primeira vez as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que nos penetrava no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente do que nos vemos no melhor dos espelhos. Então, por um impulso íntimo, também comunicado, caímos de joelhos e repetíamos intimamente: ‘Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento’.

Passados os primeiros momentos, Nossa Senhora acrescentou: ‘Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra’.

E Nossa Senhora se elevou serenamente, subindo em direção ao nascente, até desaparecer no Céu.

A celeste Mensageira havia produzido nas crianças uma deliciosa impressão de paz e de alegria radiante, de leveza e liberdade. Parecia-lhes que poderiam voar como os pássaros. De tempos em tempos, o silêncio em que tinham caído era cortado por esta jubilosa exclamação de Jacinta:

- Ai! Que Senhora tão bonita! Ai! Que Senhora tão bonita!

Nas aparições, a Virgem Santíssima falou apenas com Lúcia, Jacinta só ouvia o que Ela dizia e Francisco não A ouvia mas apenas via.

FONTE: (http://fatima.arautos.org/)

África do Sul vai às ruas para gritar que Cristo ressuscitou

Mais de quarenta anos depois dos protestos contra a condenação de Nelson Mandela em Pretória, a Igreja retorna à histórica Church Square para a Grande Missão nas Praças, organizada pelo Caminho Neocatecumenal

Ano 1964, Pretória, Church Square. No Palácio da Justiça, terminava o julgamento de Rivonia, que condenou à prisão perpétua dez líderes do ANC (Congresso Nacional Africano), entre os quais Nelson Mandela. O povo tomou as ruas e o coração histórico da cidade, do qual alçou-se o grito "Libertem Nelson Mandela!". A Igreja também foi às ruas: muitos bispos, padres e cidadãos católicos, indiferentes ao risco de ser presos, marcharam em frente à estátua de Krueger, pedindo uma solução pacífica que, infelizmente, ficou sem resposta. Entre eles, estava o jovem padre William Slattery, atual arcebispo de Pretória.

2013, Pretória, Church Square. É domingo, 5 de maio, um esplêndido dia de sol. A praça vê uma multidão ainda maior que a de quarenta anos atrás. No lugar da imagem de Mandela condenado, símbolo do regime opressivo do apartheid, há um ícone gigante com um rosto de Cristo misericordioso. Ao lado, um púlpito, um crucifixo e um microfone. A multidão, desta vez, não marcha, mas dança; não protesta, mas canta. E o grito que se levanta é outro: "Cristo ressuscitou!".

São as comunidades neocatecumenais de Pretória que começaram a Grande Missão nas Praças, projeto que está em ato desde os primeiros dias de abril ao redor de todo o mundo. A iniciativa global do Caminho Neocatecumenal transformou agora a Church Square, que, durante anos, tinha sido cenário de manifestações e de violência, numa grande festa da Igreja Católica.

Slattery voltou à praça para participar do entusiasmo dos muitos fiéis reunidos em torno ao seu bispo. Um simples missão ao ar livre se tornou, assim, o maior evento do Ano da Fé no sul do continente africano, recebendo o apoio não só do clero, mas também das autoridades políticas não católicas do país.

"A África do Sul tem 7% de católicos entre os seus 48 milhões de habitantes. Graças ao Caminho Neocatecumenal, esse 7% retoma a vida", disse a ZENIT Dino Furgione, catequista itinerante responsável pelo sul da África (África do Sul, Botswana, Lesoto e Suazilândia). "Esta missão, que está acontecendo simultaneamente em dez mil praças do mundo todo, está ajudando as pessoas afastadas, as pessoas desesperadas, as alienadas que estavam prontas para cometer suicídio, a se aproximarem todas de Cristo. Ontem, na praça, um homem estava gritando ‘Me ajudem... Eu quero me salvar... Eu não quero morrer sem salvação’. Nós estamos vendo verdadeiros milagres".

Mas a grande missão não está sendo direcionada apenas aos "afastados", e sim "a todos nós, cristãos, para permanecermos em movimento não apenas físico, mas espiritual", confirmou o catequista itinerante. Porque "o Espírito, o Batismo, move todo o ser, e a missão nos ajuda a jogar fora a nossa maca de paralíticos e a sair da paralisia dos nossos pecados, medos, preconceitos".

Os eventos nas praças estão estimulando os católicos das dioceses a tal ponto que, a pedido do arcebispo, não terminarão depois de cinco encontros, como estava planejado, mas continuarão nas favelas, nos shoppings, nos parques, nas ruas, até o final do Ano da Fé, quando uma missa solene, no dia de Cristo Rei, será presidida por dom Slattery e enriquecida por testemunhos públicos.

O centro da missão de ontem foi a pergunta "Quem é Deus para você?". Alguns dos presentes responderam e depois cederam a palavra a Gigy, uma congolesa que faz parte dos muitos imigrantes que foram estudar ou trabalhar na África do Sul e que vivem as contradições de um país extremamente religioso e, ao mesmo tempo, fortemente secularizado.

“Eu venho de um lar desfeito”, disse Gigy. “Os meus pais vivam brigando e eu queria me matar. Eu não entendia como Deus podia permitir aquilo”. Traumatizada com a família, ela decidiu não se casar: “Eu estava desesperada. Foi a palavra de uma tia, no dia do enterro da minha irmã mais nova, que me fez uma promessa em nome do Senhor: a promessa de uma vida feliz. Hoje, eu tenho um marido e uma filha linda e posso testemunhar que Deus foi e é fiel”.

Dom Slattery também subiu ao púlpito e convidou os transeuntes a se voltarem para Nosso Senhor com a mesma insistência e radicalidade do cego de Jericó: "Gritem! Senhor, tem misericórdia de mim! Peçam a graça de se apaixonar por ele!". Depois de abençoar a multidão, o bispo entrou na dança tradicional que arrastava todos os presentes.

Foi, enfim, um momento de grande comunhão, em que se viu em primeira mão o poder do Evangelho na vida das pessoas comuns. “O papa Francesco é realmente o grande inspirador desta missão”, disse a ZENIT o padre Lorenzo Ricci, do Caminho Neocatecumenal, missionário na África do Sul. “Graças ao constante convite dele para sairmos às ruas, para procurarmos novos métodos de evangelização, porque a Igreja precisa sair de si mesma e chegar até as portas de cada existência. Não podemos esperar que as pessoas que sofrem lá fora porque nunca ouviram falar de Cristo venham até nós. Nós é que temos que ir até elas e levar o Cristo ressuscitado a elas".
FONTE: (http://www.zenit.org/)

domingo, 12 de maio de 2013

Na Tribuna - Vereador Reimont fala sobre a Jornada Mundial da Juventude

Vou ver o papa

Cerca de 500 voluntários e outras dezenas de participantes se preparam para sair de Brasília para o Rio de Janeiro, rumo à Jornada Mundial da Juventude, em julho. Entenda o que motiva essas pessoas e como estão os preparativos

Na manhã de um sábado chuvoso, mais de 100 jovens se reuniram na Catedral Metropolitana de Brasília, atendendo a um convite de Encontro Brasília feito dois dias antes pela internet. Antes das 10h, grupos de todo o Distrito Federal começaram a chegar de carro, de ônibus e de metrô para participar da reportagem. Enrolados em bandeiras do Brasil, vestidos com camisetas religiosas, terço em mãos e crucifixo no peito, eles queriam mostrar a alegria por terem presença confirmada na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no fim de julho, no Rio de Janeiro.

Mesmo diante da debandada de fiéis nos últimos anos e das dificuldades do catolicismo em continuar encantando especialmente a juventude, ainda impressiona o poder de mobilização protagonizado pela Igreja. A JMJ é uma prova dessa persistente força espiritual. Em 2011, quando o evento parou a cidade de Madri, na Espanha, mais de 2 milhões de moças e rapazes se espremeram em um aeródromo para participar da vigília com o então papa Bento XVI. As imagens aéreas do local ganharam o mundo e chamaram a atenção por contrastar com o discurso de que a Igreja perdeu espaço entre os jovens.

Na edição deste ano, a multidão e a euforia dos católicos devem ser ainda maiores. A JMJ 2013 marcará a primeira grande viagem internacional do papa Francisco, o argentino que assumiu a Igreja após um conclave histórico e desde então tem conquistado o carinho de fiéis e não fiéis pelo jeito simples de governar a instituição. A eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio impulsionou as inscrições para a jornada, e pelo menos 2,5 milhões de pessoas são aguardadas pela organização do evento. Internamente, a Igreja já trabalha com a possibilidade de esse total chegar a 4 milhões, com as confirmações de última hora.
Jovens de quase 200 nacionalidades estão entre os inscritos, incluindo peregrinos do principado de Mônaco e de Dubai. A primeira JMJ no Brasil terá a maior diversidade de países com representantes. De Brasília, embarcarão cerca de 500 voluntários, além dos participantes gerais, cuja conta não está fechada. Nas grandes empresas de turismo da cidade, não há mais ônibus executivos disponíveis para o período do evento. “E, ainda assim, todo dia liga gente pedindo orçamento. Nunca vi nada parecido”, conta Aline Neves, funcionária de uma das agências que aproveita a demanda aquecida para dobrar o preço do aluguel do veículo.
A programação oficial da JMJ inclui oração, pregação, shows com bandas católicas e os esperados momentos com o papa, como a via-sacra e a missa de encerramento. As principais atividades ocorrerão em palcos montados na praia de Copacabana, na zona Sul da capital carioca, e em fazendas particulares na região de Guaratiba, na zona Oeste. “Os jovens da jornada serão turistas diferentes de tudo o que o Rio de Janeiro já viu”, comenta o padre João Firmino, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília, animado com o crescente interesse pelo evento nas paróquias da capital do país.

Depois de acompanharem a JMJ em Madri, dois anos atrás, autoridades brasileiras – entre elas políticos e integrantes da cúpula da Igreja – perceberam a dimensão do evento. “Nunca vi os bispos tão animados”, diz o assessor da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro. Ele conta que mais de 3 milhões de pessoas já participaram do Bote Fé, evento iniciado em setembro de 2011, em que uma cruz e um quadro de Nossa Senhora têm percorrido milhares de municípios brasileiros como forma de promover o maior evento católico do mundo.

A expectativa só aumenta. As amigas Viviane Rodrigues e Steli Ferreira não veem a hora de pisar no Rio de Janeiro para, pela primeira vez, acompanhar de perto uma Jornada Mundial da Juventude. “Fico vendo e revendo as fotos de Madri, e a ansiedade cresce ainda mais. Acho que vou chorar, deve ser muita emoção”, prevê Viviane. Com folga garantida no trabalho para viajar para a capital fluminense em julho, Steli brinca que está mais pronta para o evento do que o próprio papa. “Falta só chegar o dia!”, sublinha a jovem, certa de que, apesar da presença de jovens do mundo inteiro, todos serão capazes de se entender. “Estaremos lá por um mesmo ideal, que é Cristo”, explica.
Os namorados Luísa Serra e Henrique Ferreira curtirão juntos a primeira jornada no Brasil. Eles e mais três casais de amigos brasilienses alugaram um apartamento em Copacabana, para facilitar o deslocamento na cidade. Estreantes em jornadas, esperam que a experiência fortaleça ainda mais o relacionamento. “Tenho muita certeza de que foi Deus quem nos uniu e nos mantém unidos”, afirma ela, antes de contar que o namoro precisou ser vivido a distância durante dois anos. “Participar da JMJ é importante para quem quer formar uma família cristã”, completa Henrique. “Também vai ser importante para o papa sentir o apoio da juventude e perceber que não está sozinho nesta luta pela fé católica”, emenda o jovem.
A estudante Thaina Caldas Ferreira garantiu uma das 92 vagas nos dois ônibus que sairão da paróquia São Miguel Arcanjo, no Recantos das Emas, rumo ao Rio de Janeiro, em julho. Concurseira, ela vai dar uma pausa nos estudos para não ficar de fora da JMJ 2013. “A jornada é um encontro não só com o papa, mas com jovens do mundo inteiro e, principalmente, com Deus”, define Thaina, ansiosa por ver tanta gente reunida pelo mesmo objetivo. “Quem fala que a Igreja está morrendo com certeza não vive mais a Igreja. Quem participa das atividades sabe que esse discurso não condiz com a realidade”, defende ela, que cresceu frequentando a igreja.

A chefe dos voluntários brasilienses na JMJ 2013, Bianca Damásio Nonato, está entre as mais animadas, mesmo sem saber exatamente como vai ajudar no evento. A organização geral ainda não detalhou a função dos jovens da capital do país, que terão de chegar uma semana antes para receber as orientações. Poderão, por exemplo, ter de ajudar estrangeiros no aeroporto ou formar cordões de isolamento. “Não sabemos. Mas nos sentimos tão bem perto de Deus que é natural fazermos sacrifícios para que outras pessoas tenham essa mesma oportunidade”, comenta Bianca, que diz ter vivido momentos inesquecíveis em Madri, durante a última jornada. 


Já o cantor católico Jonny, nascido e criado em Taguatinga, não perde tempo. Assim que o colégio cardinalício elegeu o cardeal Jorge Mario Bergoglio no conclave, ele começou a compor uma música de boas-vindas para o novo papa na JMJ 2013. “Seja bem-vindo, Francisco! O Brasil te acolhe com amor!”, diz trecho da canção que ele espera cantar em um dos 27 palcos espalhados pelo Rio de Janeiro. Ele já recebeu o convite informal, mas a programação oficial ainda não foi fechada. “Não há como desassociar a juventude da música”, diz ele, destacando a importância dos shows durante a jornada. “A JMJ ganhará cara nova no Brasil. Em termos de expressão musical, faremos a diferença”, acredita. Para se ter ideia da grandeza, cerca de 500 bandas nacionais e internacionais participaram da triagem para se apresentar no Rio.

PREPARAÇÃO
Brasília será uma das cidades brasileiras a sediar a pré-jornada, este ano, também chamada de Semana Missionária. O período é marcado por atividades que antecedem a JMJ 2013 e preparam os jovens para o “espírito” do evento. A iniciativa começou na edição de Paris, em 1997. A Arquidiocese de Brasília formou uma comissão para cuidar especificamente dessas ações. São esperados cerca de 20 mil peregrinos na capital do país entre os dias 17 e 21 de julho. Muitos ficarão hospedados em casas de família.

NO CONTEXTO DA JORNADA
Brasília e Belo Horizonte estiveram na disputa para sediar a JMJ 2013. Pesou a favor do Rio de Janeiro o fato de a cidade ser palco de grandes eventos esportivos internacionais nos próximos anos. O dossiê entregue ao Vaticano com a proposta de jornada no Brasil explorou o “bom momento” vivido pela capital fluminense e tinha a assinatura de autoridades e celebridades.

A América Latina é considerada hoje a força do catolicismo no mundo. Assim como a escolha de um papa latino-americano no último conclave, uma jornada no Rio de Janeiro também é percebida como sinal de que a cúpula da Igreja reconhece a importância do continente para a propagação da fé. Embora o número de católicos tenha diminuído consideravelmente nos últimos anos, o Brasil segue como referência de evangelização eficaz.

Um dos maiores desafios a serem enfrentados pela organização da JMJ 2013 diz respeito à mobilidade dos peregrinos. Temendo que o sistema de transporte público não consiga garantir o deslocamento dos jovens, já começou a ser levado em conta o plano de espalhar telões pela cidade, para que as atividades sejam acompanhadas mesmo a distância.

Outro problema, este ainda sem solução, é a baixa adesão de famílias para abrigar os fiéis em casa. Escolas e demais instituições religiosas disponíveis não são suficientes para acomodar o número esperado de inscritos. O governo do Rio de Janeiro está encarando a jornada como o principal teste para os Jogos Olímpicos de 2016.

Números da Jornada no Brasil
De 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro:
- 27 palcos
- 193 países enviarão representantes
- 900 bares e restaurantes estão credenciados no “kit peregrino”
- 85 mil voluntários inscritos
- 338 músicas inscritas
- 102 grupos de teatro e dança inscritos
- 38 exposições inscritas

Três perguntas para Dom Eduardo Pinheiro, Bispo auxiliar de Campo Grande (MS), presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

Qual o impacto da renúncia do papa Bento XVI e da eleição de Francisco na JMJ 2013?
Dom Eduardo: Acabou servindo de propaganda para a jornada, aumentando o número de participantes e a curiosidade das pessoas. O encontro do povo com o novo pastor da Igreja virou atrativo. Tenho certeza de que muitos indecisos agora vão querer ir ao Rio de Janeiro. Será o primeiro grande evento internacional do papa. Sabemos que teremos muito mais trabalho e a responsabilidade será maior. O mundo inteiro estará olhando para nós.

Por que tantos jovens ainda se sentem atraídos pela Igreja?
Dom Eduardo: Quando se coloca o jovem no centro, o resultado é imediato. João Paulo II teve uma atitude profética ao criar a Jornada Mundial da Juventude, porque a cultura juvenil valoriza grandes encontros. Estar junto da multidão agrada ao jovem, que ainda se sente atraído pela radicalidade de valores. Com a jornada, a Igreja desperta o protagonismo juvenil e mostra à sociedade que o jovem tem valor, precisa ser acolhido, respeitado.

Qual será o diferencial da jornada no Brasil?
Dom Eduardo: A nossa alegria. O jovem católico brasileiro se caracteriza pela espontaneidade na liturgia, nos cânticos, por se comunicar com o sagrado de maneira muito aberta. Será uma boa oportunidade para que a juventude do resto do mundo perceba que é possível ser jovem e, ao mesmo tempo, ser muito religioso e comprometido com as causas da Igreja.
FONTE: (http://sites.correioweb.com.br/)

São Carlos receberá 400 estrangeiros na Pré-Jornada da Juventude

PARÓQUIAS DA CIDADE ABRIGARÃO JOVENS POLONESES E NORTE-AMERICANOS EM JULHO

Dois milhões de pessoas são esperados na Jornada Mundial da Juventude de 2013, que a Igreja Católica realizará no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. Jovens católicos participarão de Pré-Jornada, conjunto de atividades que serão realizadas em várias cidades do país, inclusive em São Carlos, na semana anterior ao encontro.
“O principal objetivo (da Jornada) é a evangelização, pois se trata de um encontro forte. Acredito que esse seja um grande momento, pois a presença do papa Francisco nessa Jornada tem um peso muito grande”, salienta o padre Márcio Gaido, da paróquia Santo Antônio de Pádua, de São Carlos. “Não é colocado um limite de idade. Todos podem participar da Jornada”, explica.
Segundo o padre Márcio, São Carlos receberá aproximadamente 400 jovens vindos da Polônia e dos Estados Unidos durante a Pré-Jornada. “Esses jovens serão recepcionados por famílias das paróquias Santa Isabel, São Benedito e Santo Antônio. Eles irão visitar pontos turísticos e acompanhar trabalhos desenvolvidos pela Igreja Católica, entre outras atividades”.
FONTE: (http://www.portalk3.com.br/)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil

O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.

CHEGADA E PRIMEIROS ATOS OFICIAIS

O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. Aacolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.

Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.

VISITA A APARECIDA

O Santo Padre visitará, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia será feita pelo Papa.

UM DOS LEGADOS SOCIAIS DA JMJ RIO2013

Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos de internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) é um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A instituição presta atendimento particular, para clientes de planos de saúde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Haverá um discurso do Papa no local.

UMA QUINTA-FEIRA EMOCIONANTE

No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.

Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.

Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.

UM DIA SÓ PARA OS JOVENS

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receberá um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atenderá quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.

Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.

Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.

UM SÁBADO DE ENCONTROS E ORAÇÃO

As atividades oficiais começam com a Santa Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e os seminaristas, na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. Logo após, o Papa Francisco se encontrará com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, construída no século XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresentações artísticas de todo país.

À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.

A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.

DOMINGO DE DESPEDIDAS

Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.

O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.

Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 5 do Rio Centro, às 17h30, e fará um discurso a eles.

Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde o Santo Padre fará um discurso. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.
FONTE: (http://rio2013.com/)

domingo, 5 de maio de 2013

Aconteceu o encerramento do encontro da Grande Missão na Praça; Ano da Fé

Aconteceu neste domingo (5), na Praça do Santuário Imaculado de Maria em Nova Andradina, o último encontro da Grande Missão na Praça – Ano da Fé, onde os Cristãos em ação de graças pela Ressurreição de Jesus Cristo, saíram às Praças do mundo inteiro para anunciar que Jesus Cristo Ressuscitou verdadeiramente. Os encontros foram destinados a toda família onde todos os convidados conheceram e anunciaram Àquele que é o motivo da Alegria.

Os encontros tiveram início no domingo (14) de abril e os outros nos dias (21), (28) e finalizando neste domingo (5) na Praça Brasil, onde reunião um grande público de fieis que acompanharam a celebração.

Durante os encontros, foram abordados temas como “Quem é Deus para você”, “Sentido da Vida”, “Conversão e Salvação por meio da escuta”, “Missão da Igreja” e “Vida em comunidade”.

Segundo a equipe de catequistas, o evento, realizado em alusão ao “Ano da Fé”, aconteceu em mais de 10.000 praças do mundo inteiro, levando a Boa Notícia a muitas pessoas.

 FONTE: (http://jornaldanova.com.br/)

5º Encontro - 5 de maio