Translate / Tradutor

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa Francisco deixa Roma em direção ao Rio

22/07/2013
O avião que traz o Papa Francisco de Roma para o Rio de Janeiro - onde presidirá a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - decolou. O Airbus A330, da companhia italiana Alitalia, partiu do Aeroporto de Fiumicino às 8h55 (3h55 de Brasília), e deve aterrissar no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, às 16h.

Levado de helicóptero para o aeroporto, onde foi recebido pelo chefe do governo italiano, Enrico Letta, Francisco, o primeiro papa latino-americano da história chegou ao avião carregando sua própria bagagem de mão para a sua primeira viagem oficial ao exterior no posto de sumo pontífice.

Ele voa acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone; do substituto ('número três' do Vaticano) da Secretaria de Estado, arcebispo Giovanni Angelo Becciu; e de integrantes desse departamento.

Também acompanham Francisco os cardeais Marc Oullet, canadense, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina; e João Braz de Aviz, brasileiro, prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Uma vez no Brasil se unirão ao séquito papal o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; o cardeal presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, Raymundo Damasceno Assis; o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, do qual dependem as JMJs; e o núncio, Giovanni D'Aniello.

Também o acompanham Francisco o mestre de cerimônias pontifícias, Guido Marini; seu médico pessoal, Patrizio Polisca; o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri; seguranças do Vaticano e mais de meia centena de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.
FONTE: (http://g1.globo.com/)

domingo, 21 de julho de 2013

Inscrições presenciais

Começaram as inscrições presenciais no Sambódromo, na avenida Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro. O peregrino precisa levar o documento de identidade, ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), identidade do Mercosul ou passaporte. O pagamento será efetuado na hora e poderá ser feito em dinheiro ou em cartão. 

As inscrições só poderão ser efetuadas pelos peregrinos (individualmente) e não mais 
pelo coordenador de grupo.
Quem se inscrever terá direito uma credencial que dá acesso a todos os eventos do Festival da Juventude e aos lotes do Campus Fidei, em Guaratiba, e ainda ao kit transporte e alimentação. Também receberá o kit Peregrino, mas NÃO terá direito à hospedagem.

JMJ online

Segurança na JMJ


sábado, 20 de julho de 2013

Fieis de Brasília são voluntários na Jornada Mundial da Juventude no Rio

Famílias paranaenses hospedam jovens estrangeiros que vão para a Jornada da Juventude

Peregrinos dos EUA e da Polônia chegam a São Carlos para JMJ

Centenas de jovens católicos americanos e poloneses estão em São Carlos (SP) para participar da Pré-Jornada da Juventude, que ocorre até quinta-feira (25). O grupo, composto por 182 jovens da Califórnia e 219 vindos de Varsóvia e Gdanski, ficará hospedado em casas de famílias de três comunidades do município.

Animação e fé fazem parte da troca cultural. Na manhã deste sábado (20), na Praça do Mercado, os poloneses apresentaram um jeito diferente de dançar e louvar. “O povo é animado, mas a gente consegue acompanhar o passo. Já estamos acostumados de outras peregrinações e jornadas que fomos e aprendemos o ritmo”, contou o mecânico Wesley Ferreira.

Os jovens deram depoimentos em polonês. “Aqui nós temos vários idiomas, mas existe uma linguagem universal: o amor. E nessa linguagem todos se entendem e têm boa vontade e acabam cooperando uns com os outros”, disse o engenheiro Rivelli Silva.

O encontrou chamou a atenção de quem passava pela região central nesta manhã. A família inteira foi participar da recepção. “Estou acolhendo um casal de catequistas na minha casa e estou muito feliz”, disse a dona de casa Adriana da Silva.

Enquanto estiverem na cidade, os jovens vão participar de uma programação de missas e passeios, além de evangelizar a população e conhecer um pouco da cultura brasileira. “O que nós pretendemos é levar a palavra de Deus em todos os cantos da Terra e pregar o evangelho nas praças onde for necessário”, afirmou o montador de produção Rodrigo Souza.

FONTE: (http://g1.globo.com/)

domingo, 14 de julho de 2013

Kiko Argüello recebe doutorado honoris causa em Teologia pela Universidade de Lublin

Universidade Católica João Paulo II concede o título ao iniciador do Caminho Neocatecumenal pela sua contribuição para a renovação da Igreja depois do Concílio Vaticano II


Aconteceu no último dia 26, a cerimônia de titulação como Doutor Honoris Causa em Teologia concedida ao iniciador e responsável pelo Caminho Neocatecumenal em todo o mundo, Kiko Argüello, na Universidade Católica João Paulo II, de Lublin, na Polônia.
De acordo com a instituição acadêmica, a homenagem foi feita a Kiko “por ter fornecido uma valiosa contribuição para a renovação da Igreja, seguindo cuidadosamente as indicações do Concílio Vaticano II, reconduzindo os cristãos afastados da comunidade eclesial até as fontes da fé, que brotam da bíblia e da liturgia; por ter iniciado, juntamente com a Sra. Carmen Hernández, uma instituição pós-batismal, obra extremamente preciosa para o mundo de hoje, conhecida em todo o planeta como Caminho Neocatecumenal. Esta forma de iniciação cristã, enriquecida pela beleza da nova estética, desenvolve, hoje em dia, uma ação de evangelização e de reevangelização no mundo inteiro; prepara a missio ad gentes; intervém ativamente para que o cristianismo e o judaísmo se aproximem um do outro; defende os valores da vida e da dignidade humana, do matrimônio e da família cristã”.
Durante o evento, Argüello disse que se sentiu "embaraçado" diante de tantos elogios e explicou: "Como todos os cristãos, eu espero apenas perseguições", porque "Cristo sempre foi odiado e perseguido. Hoje, eu sou chamado à humildade, aceitando tudo isto". E agregou: "Carmen Hernández merece muito mais do que eu esta homenagem. Eu a recebo no lugar dela, porque foi ela quem ofereceu, além de muitas outras coisas, toda a teologia pascal que nos aproximou do povo judeu". Depois destas palavras, ele anunciou o kerygma afirmando que "a melhor coisa que podemos fazer nesta vida é pregar o Evangelho".
O evento, que reuniu cerca de mil pessoas, registrou a presença de vários bispos, entre eles dom Kiernikowski, bispo de Siedle, e dom Grzegorz Rys, de Cracóvia.
A universidade já concedeu títulos honoris causa a outras personalidades importantes, como Bento XVI, então cardeal Ratzinger; Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, e Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Beato Isidoro Bakanja

 

BIOGRAFIA

Isidoro nasceu em torno de 1890, em Bokendela, no Congo. De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos. Nós o invocamos como mártir do escapulário.
FONTE: (http://www.rio2013.com/)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

JMJ Rio2013 terá transmissão de TV internacional

A JMJ Rio2013 será transmitida em diversos canais de TV do Brasil, diversos canais de TV internacionais e também via internet. O sinal será disponibilizado pela Rede Globo que está coordenando o pool de emissoras.
pool de TV é uma parceria das emissoras de televisão do Brasil para tornar possível a transmissão na íntegra e "ao vivo" dos momentos mais importantes da JMJ onde o Papa Francisco estará presente. Além da Rede Globo, fazem parte desta parceria: Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, Século 21, Band, Rede Record, SBT, TV Cultura, EBC, Rede TV, Portal Terra e Estadão.
A distribuição do sinal institucional da Jornada Mundial da Juventude será gratuito às emissoras que desejarem retransmitir o evento. De acordo com o Diretor de Comunicação da JMJ, padre Márcio Queiroz, a entrega do sinal é para que todos possam experimentar este momento de fé. “A entrega do sinal aberto e gratuito é para que todas as emissoras tenham a possibilidade de participar deste momento histórico no Brasil, afinal se trata da primeira viagem internacional do Papa Francisco”, afirmou.
A coordenação do pool é responsável em receber o sinal (que é gerado pelas emissoras que fazem parte do pool) e distribuir (para todas as emissoras abertas, católicas e as estatais). A missão do pool é promover esta parceria para que o público que estiver em casa possa acompanhar o Papa Francisco, onde ele estiver e em tempo real. Além disso, as emissoras produzirão materiais exclusivos para a sua própria programação.
As emissoras nacionais irão trabalhar em uma grande parceria. “É um grande esforço de estrutura técnica, dividindo em partes todas as participações do Papa. Além das emissoras fazerem o material deles, também farão as imagens para o pool, é um esforço louvável”, diz Fernando Gueiros, Gerente de Operações da TV Globo e Coordenador do Pool da JMJ.
FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Campus Fidei será dividido em 22 lotes

A área de cada lote equivale, em média, a sete campos do Maracanã. Os lotes, que serão de terra batida, serão divididos entre si por ruas internas, que serão cobertas por britas e servirão de saídas de emergência.

Há quatro lotes bem próximos ao palco onde o papa vai ficar. Nos lotes A1, A2 e A3 ficarão clero e autoridades. O lote A4 será destinado a portadores de deficiência. 

Os demais lotes serão preenchidos por ordem de chegada dos fiéis. Os primeiros a serem ocupados serão os mais próximos do palco. Os lotes terão grades de proteção em seu entorno, para evitar que as ruas internas sejam ocupadas. Cada lote contará com várias saídas, com cerca de 40 metros de largura.


PAPA DESFILARÁ EM MEIO AO PÚBLICO

Na sábado, dia 27, os peregrinos poderão chegar ao Campus Fidei a partir das 6h. A previsão é que o papa Francisco chegue ao local de helicóptero e passe no meio do público de papamóvel. Com isso, fiéis poderão vê-lo a uma distância de 50 a 100 metros. O trajeto do papamóvel será iluminado por 5 mil lanternas de papel até chegar ao palco. A previsão é que a vigília comece às 19h30. O evento contará com apresentações artísticas e momentos de oração.

Para quem pretende passar a noite na vigília, prática comum em todas as Jornadas da Juventude, a orientação é que os peregrinos não levem barraca, mas apenas o saco de dormir. O objetivo é não atrapalhar a visão das pessoas para o palco e otimizar o espaço.

Já no domingo, dia 28, às 10h30, o pontífice chegará novamente ao Campus Fidei para a missa de envio. O evento encerra a JMJ, ocasião em que será anunciada a sede da próxima Jornada.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

No total serão 12 milhões de litros de água potável para o evento, que serão distribuídos por 177 bolsões, espalhados por todo o Campus Fidei. O local contará também com um serviço de tratamento e reutilização de toda água utilizada em uma estação de tratamento de esgoto (ETE) construída dentro do terreno. Haverá ainda 115 bolsões para armazenagem da água utilizada.

No percurso de peregrinação até a chegada ao Campus Fidei, que pode chegar a 13 quilômetros, os fiéis contarão com pontos de hidratação instalados a cada dois quilômetros.

PALCO DO PAPA

O palco terá 75 metros de largura, 68 metros de profundidade, capacidade para 750 convidados, uma plataforma elevatória que dará acesso ao Altar e às Sacristias. Uma cruz de 33 metros de altura e duas estruturas de ferro que lembram a posição de mãos em oração na direção do céu são alguns dos elementos cênicos que estarão no palco. A expectativa é que a estrutura do palco esteja pronta até a primeira semana de julho. Em seguida começarão os testes finais de cenografia e iluminação.
FONTE: (http://www.estadao.com.br/)