Translate / Tradutor

sábado, 22 de setembro de 2012

1 ano de peregrinação dos símbolos da JMJ

Há um ano, chegavam ao Campo de Marte, na cidade de São Paulo, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Desde 18 de setembro de 2011 que a Cruz e Ícone de Nossa Senhora percorrem por todo o Brasil, desde as cidades mais humildes e longínquas até as grandes capitais. Levar aos jovens, conversão, fé, celebração, reflexão e dialogo sobre as diversas realidades em que se encontram os municípios brasileiros são alguns objetivos da peregrinação.

Em 1984, o Beato João Paulo II entregou a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora aos jovens, pedindo-os que levassem ao mundo e anunciassem o Evangelho. Chegando ao Brasil, multidões têm recebido os Símbolos da JMJ e todos os eventos, chamado Bote Fé, foram sucesso de público.

Envolvido por um propósito de fraternidade, solidariedade e missionariedade cristã, padre Antônio Ramos do Prado (padre Toninho), assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) e responsável pela peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, comemora com grande entusiasmo esta data.

“Já experimentamos um enriquecimento da evangelização no Brasil, através da passagem dos Símbolos da Jornada. Uma forte perspectiva de esperança e de um futuro melhor são transmitidos a todos quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passam por locais de sofrimento e exclusão. Presídios, casas de recuperação de dependentes químicos, orfanatos, praças públicas onde vivem usuários de drogas, todos se sentem acolhidos pelo mistério da Cruz de Cristo. Também escolas públicas, universidades, povos indígenas e muitos lugares de áreas de conflitos social já receberam os Símbolos", disse.



Padre Toninho destaca, também, que a presença do Ícone Mariano leva um alento aos que sofrem. “Em cada local, a presença maternal da Virgem Maria deixa uma marca que impressiona e que conduz à Sagrada Escritura. Em muitos locais, com a passagem dos sinais, vimos o fortalecimento da Lectio Divina”, comenta.

De barco ou caminhão, entre águas e estradas, os Símbolos da JMJ já passaram pelos seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas. Estiveram, também, no Ceará, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Sul do Amazonas. Neste mês, eles estarão no Amazonas e em Roraima.

FONTE: (http://www.rio2013.com/)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hino Oficial da JMJ Rio2013

HINO - ESPERANÇA DO AMANHECER

Sou marcado desde sempre

com o sinal do Redentor,
que sobre o monte, o Corcovado,
abraça o mundo com Seu amor.

(Refrão)
Cristo nos convida:
"Venham, meus amigos!"
Cristo nos envia:
"Sejam missionários!"

Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra,
fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio,
Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente,
nossa casa não tem porta,
nossa terra não tem cerca,
nem limites o nosso amor!
Espalhados pelo mundo,
conservamos o mesmo ardor.
É Tua graça que nos sustenta
nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado:
"Vão e façam, entre as nações,
um povo novo, em unidade,
para mim seus corações!"
Anunciar Teu Evangelho
a toda gente é transformar
o velho homem em novo homem
em mundo novo que vai chegar.



FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Isso é JMJ!

CULTURA

Um mundo plural em significados e valores, múltiplo na forma de pensar e se identificar, rico em expressões culturais. Um povo em busca do Cristo, em um encontro com o sucessor de Pedro, que terá a oportunidade de conhecer um pedaço deste mundo: o Brasil, país de proporções continentais, que por si só já é plural e rico em cultura - Isso é JMJ!

AMIZADE

Construir amizades verdadeiras. Este é um dos frutos de uma Jornada Mundial da Juventude. Para muitos que participaram de outras edições, as lembranças e os laços continuam até hoje. Conhecer e manter amigos de fé é uma das fortes experiências da JMJ. E é também a certeza de que Deus é seu maior amigo.

VOCAÇÃO

Vocação é a resposta do homem ao chamado de Deus. A primeira vocação é a vida. É uma resposta a nossa existência. Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, a programação dará espaço a muitos momentos próprios para a oração, para conhecer a Igreja e várias expressões católicas, a fazer amigos unidos pela fé. Serão shows, catequeses, exposições sacras, missas e encontros com o Papa. E, em especial, os jovens poderão descobrir novos caminhos na Feira Vocacional que acontecerá durante o encontro.

ORAÇÃO

A oração é um diálogo com Deus. E na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, muitos momentos favorecem este contato. A Via-Sacra, a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, realizadas com a presença e participação do Papa Bento XVI, serão oportunidades para ouvir e falar com Deus. Muitos jovens brasileiros já dão testemunho sobre esta oração que transforma, que os liga ao céu e os anima a evangelizar. Para eles, a Jornada já começou. Isso porque o Bote Fé, evento de peregrinação dos símbolos da JMJ (a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora), já passou em vários estados do Brasil.

UNIÃO

Quem já viveu uma JMJ experimentou aquela sensação de fazer parte de algo muito maior do que você mesmo, de algo real, inexplicável. Um mesmo sentimento, um mesmo ardor, um mesmo povo, uma mesma fé. Essa grande festa traduz o real significado da palavra união. União de milhões de corações prontos para partilhar a vida, os sonhos, a esperança de um mundo melhor.

Para quem aguarda com expectativa e com esperança, a JMJ Rio2013, será o momento de fazer parte deste todo, de sentir o que é união.


MÚSICA

Uma das fortes marcas da Jornada Mundial da Juventude é seu Hino. Uma música que para sempre será relembrada, invocando nas mentes e corações um encontro com o Papa Bento XVI no Rio de Janeiro. 

Veja os vídeos com as opiniões e expectativas dos jovens:





FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Teaser oficial do Hino JMJ Rio2013

Não percam é hoje!

 Para você que ficou em casa e não pode vim a Santa Cruz para a Festa Aventura da Cruz pode assistir ao vivo pelas emissoras que estão cobrindo o evento. O evento começa as 20h.



domingo, 2 de setembro de 2012

No peito eu levo uma cruz

Inscrições abertas!


Venha participar desta grande "aventura da fé" junto a milhões de jovens de todas as partes do mundo. Organize seu grupo, prepare a mala e o coração. O Rio de Janeiro espera você de braços abertos. Para mais informações acesse o Manual de Inscrições de Peregrinos. A JMJ já faz parte de sua vida, não fique fora dessa!