Translate / Tradutor

sábado, 14 de julho de 2012

Por que se chama Caminho Neocatecumenal?

Denomina-se Caminho Neocatecumenal por se desenvolver, por intermédio dele, um catecumenato pós-batismal. Ou seja, destina-se fundamentalmente às pessoas já batizadas, que não tiveram, no entanto, uma suficiente formação cristã. Sua meta é levar a uma renovação do Sacramento do Batismo realizada através de um profundo caminho de conversão fundamentado na humildade, na simplicidade, na oração, no louvor, numa vivência muito profunda da Palavra de Deus e na redescoberta da vocação missionária de cada cristão e a uma consequente formação permanente na Fé, como estabelecem os seus Estatutos, recentemente promulgados.

Apesar de ser um catecumenato pós-batismal, o Caminho Neocatecumenal destina-se também a pessoas não batizadas.

É evidente que as pessoas não batizadas podem (e devem) também fazer parte de uma Comunidade Neocatecumenal. À evidência, a caminhada dessas pessoas assume um aspecto todo especial, com uma preparação visando a que recebam o Sacramento do Batismo, numa determinada etapa do Caminho, e possam continuar sua caminhada na mesma Comunidade que as recebeu, em igualdade de condições com as pessoas que já eram batizadas à época da formação da mesma Comunidade. Sem dúvida nenhuma, é uma imensa graça de Deus!

E mesmo as pessoas que pertencem a outros credos ou a outras igrejas também podem participar de uma Comunidade Neocatecumenal. No curso da caminhada, e no tempo oportuno, a Igreja orientará o que fazer em cada situação concreta, dando à pessoa uma Palavra específica e de esperança, deixando-a livre para escolher se quer ou não quer continuar no Caminho e, por conseqüência, na Igreja Católica. Tudo é feito na liberdade dos filhos de Deus, com o máximo respeito à liberdade de cada um. É que a Fé não pode ser imposta, mas deve ser anunciada e decorrer da liberdade das pessoas, de sua livre escolha. Aliás, tal liberdade é a prova mais eloqüente da infinita misericórdia e da infinita bondade de Deus em relação ao ser humano.

As primeiras catequeses baseiam-se em três pontos fundamentais, sobre os quais apoiar-se-á todo o Caminho Neocatecumenal: Palavra, Liturgia e Comunidade.

Como se vê, o Caminho Neocatecumenal não é um grupo formado espontaneamente, nem uma associação, nem um Movimento, nem mesmo uma Pastoral, no sentido exato de tal palavra, não obstante possa ser tratado como uma Pastoral de Evangelização, como tem acontecido em nossa Paróquia. Trata-se de um Caminho que leva a pessoa a redescobrir e a viver a vida cristã em toda a sua plenitude.

FONTE: (http://paroquiasantoantonio.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário