Translate / Tradutor

terça-feira, 9 de abril de 2013

A evangelização do Caminho Neocatecumenal em todas as praças do mundo

Kiko Argüello conta a "Grande Missão" que acontece na capital da Itália e em todo o mundo. Uma iniciativa que o Papa Francisco definiu como "estupenda" ...

"Deus salvou o mundo através da loucura da pregação." Consciente desta frase do apóstolo Paulo, os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello e Carmen Hernández, ao pedido de alguma iniciativa específica pelo Ano da Fé, pensaram que só uma coisa era necessária: levar o Evangelho ao homem de hoje. Nos cinco domingos da Páscoa, as comunidades de todo o mundo manterão contemporaneamente encontros temáticos nas praças das cidades próximas as paróquias à que pertencem.

Em Roma serão cem praças "invadidas" pacificamente pelos membros deste itinerário de iniciação cristã. As condições são as normais que o Caminho utiliza, há anos, em suas missões à céu aberto, um palco, um ícone, uma estante, uma cruz e grandes grupos de jovens com violões, pandeiros e tambores, e, especialmente, o espírito para testemunhar aos que passam as maravilhas que o Senhor tem feito em suas vidas. O programa foi estabelecido pelos iniciadores do Caminho e do Cardeal Vigário de Roma Agostino Vallini, que no sábado 06 de abril, realizou na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, uma liturgia em que enviou, com sua bênção, a todos comunidades de Roma para a Grande Missão.

Por esta razão, o site Zenit entrevistou o fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello:

Kiko, durante anos as comunidades neocatecumenais anunciam a Boa Nova por ruas e cidades. Como surgiu a ideia destes grandes encontros nas cem praças de Roma?
Kiko Argüello: Diz São Paulo que "Deus quis salvar o mundo através da loucura da pregação." Esta carta é escrita em grego e em lugar da palavra "pregação" São Paulo usa kerygma, o que significa Boa Nova / Boa Notícia. Podemos dizer, portanto, que, fundamentalmente, o cristianismo, antes de ser uma filosofia, uma moral ou uma doutrina é uma "notícia" de que deve ser proclamado e que salva aqueles que a aceita. É a notícia de que Deus enviou o seu único Filho para que desse a vida por cada homem. E se o homem aceita essa vida que é oferecida recebe a salvação, a vitória sobre a morte, porque Cristo se ofereceu a si mesmo por cada um de nós para que cada um de nossos pecados possam ser perdoados e possamos receber o Espírito Santo que nos faz novas criaturas.

No Ano da fé em curso, mas também em um período de Nova Evangelização, e ao mesmo tempo de secularização, como é importante anunciar Jesus Cristo, através de novas formas também?
Kiko Argüello: No Caminho é fundamental  proclamar esta "notícia". O problema hoje é entender que hoje existem muitas pessoas que têm o ouvido fechado para qualquer tipo de informação, sobretudo religiosa, por causa de preconceitos, conflitos pessoais ou experiências passadas. Por isso, antes de anunciar o kerygma é necessário predispor as pessoas a ouvir, como disse Jesus. Mas como isso é possível? Como lemos nos Atos dos Apóstolos, antes do anúncio do kerygma, Deus realiza um milagre, realizava um evento extraordinário que põe o homem em condição de abrir o ouvido. Mas esses milagres cessam quando aparece outro milagre ainda maior: a Igreja como comunidade dos que amam.

Qual é o propósito destas grandes missões?
Kiko Argüello: Sair às praças significa para nós dar um grande testemunho de tantos jovens com a própria experiência de atrair as pessoas que passam, talvez por curiosidade, atraídos principalmente pelos cantos, para ouvir a Boa Nova de Cristo ressuscitado. Isto é o que pretende o Caminho Neocatecumenal e que, entre outras coisas, fazemos há anos com as “missio ad gentes”. Graças a este tipo de missões que temos visto muitas conversões, especialmente de pessoas ateias ou completamente distantes da Igreja, emocionadas e atraídas pelos cantos, o calor entre irmãos, as experiências e a escuta do kerygma, que toca profundamente o espírito do homem, a partir do momento que São Paulo diz: "é o espírito de Cristo que dá testemunho ao nosso espírito".

Por que precisamente nas praças?
Kiko Argüello: Não esqueçamos de que estamos em um momento histórico de transição. Em todas as épocas, os homens têm tentado encontrar no "sagrado" um refúgio, algo para defendê-los de desastres naturais, doenças e muito mais. Hoje, no entanto, o homem não tem necessidade de religião, porque tem a tecnologia a seu lado, as descobertas científicas, etc. Assim como a Igreja tem usado a religião, uma "catequese de tempo", hoje devemos buscar novos métodos que possam alcançar o homem contemporâneo. Alguns dizem que hoje se devem abandonar os "templos", as instituições, igrejas, etc, e chegas às praças. Precisamente por isso, cremos que pode ser um acontecimento mostrar justo nesses lugares  uma nova forma de diálogo com as pessoas, sobretudo através das palavras dos jovens.

O pontificado do Papa Francisco até agora tem sido caracterizado por uma contínua exortação para sair, seguir a Cristo, evangelizar. Começando precisamente em Roma. Parece que esta iniciativa vai seguir o convite do Santo Padre. Será que o Papa tem conhecimento da iniciativa?
Kiko Argüello: Depois que Bento XVI anunciou o Ano da Fé, no Caminho Neocatecumenal pensamos uma proposta para este momento tão especial para a Igreja, poderia ser o anúncio do Evangelho nas ruas. Quando, mais tarde, foi eleito o novo papa nos surpreendemos ao ouvir em suas homilias, nas audiências, este convite constante para "sair" de si mesmos, das paróquias, das casas, para percorrer as ruas e as periferias para evangelizar. Assim, tem havido uma confirmação. Na verdade, quando propusemos a ideia ao Santo Padre de evangelizar nas praças, disse que era uma missão "estupenda" e nos animou muito.

Qual é a relação do Papa Francisco com o Caminho Neocatecumenal?
Kiko Argüello: Ele sempre foi um pai e um bom pastor para nós. A equipe itinerante responsável  do Caminho na Argentina disse que, quando tivemos problemas em algumas paróquias, ele mesmo interveio falando com o pároco ou inclusive convidando-nos a mudar de paróquia.

A iniciativa das cem praças recorda um pouco às várias missões que os neocatecumenais realizam nas peregrinações feitas na Jornada Mundial da Juventude. O que está preparando o Caminho para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro?
Kiko Argüello: Após o encontro com o Santo Padre confirmamos o encontro com todos os jovens do mundo. Também no encontro do Rio, como na Praça de Cibeles, em Madrid, haverá um chamado vocacional, desta vez dirigida principalmente para a evangelização na Ásia. Convidaremos os meninos e as meninas a serem generosos com o Senhor, que está chamando para ajuda-los, para levar a Boa Notícia a todos os cantos da terra.

FONTE: (http://www.zenit.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário