Translate / Tradutor

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Audiência do Papa Francisco à Comunidade do Caminho Neocatecumenal

O Santo Padre recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, no Vaticano, no final da manhã deste sábado, cerca de oito mil membros da Comunidade do Caminho Neocatecumenal.

Em seu discurso, o Papa cumprimentou a equipe internacional, responsável pelo Caminho Neocatecumenal, os sacerdotes, os seminaristas, os catequistas e as inúmeras crianças, “dando graças a Deus pela alegria da fé e o ardor do testemunho cristão dado pela numerosa Comunidade”. 


A seguir, o Pontífice dirigiu uma saudação toda especial “às 75 famílias que serão enviadas, às diversas partes do mundo, para anunciar e testemunhar o Evangelho, e as agradeceu pela generosidade e por tudo o que fazem na Igreja e no mundo”. 

Toda “Missão entre os Povos” (Missio ad Gentes), é composta de quatro famílias com seus filhos, geralmente famílias numerosas, um sacerdote, um seminarista e duas mulheres solteiras, num total de 20 ou 30 pessoas, que deixam seus trabalhos, sua casa e parentes para se dedicar à missão no mundo. Atualmente, cerca de 230 famílias estão presentes em 52 cidades.

Assim, precisamente em nome da Igreja, nossa Mãe, o Bispo de Roma fez algumas “recomendações às 75 famílias” que estão para partir em missão:

A primeira é ter o máximo cuidado em edificar e manter a comunhão no seio das Igrejas particulares, onde irão atuar. O Caminho Neocatecumenal tem seu carisma e dinâmica próprios, um dom que, como todos os dons do Espírito, tem uma profunda dimensão eclesial: pôr-se à escuta da vida das Igrejas, valorizando suas riquezas, sofrendo pelas suas fraquezas e caminhando juntos, como único rebanho, sob a guia dos Pastores das Igrejas locais”.

A comunhão, frisou o Papa, é essencial. Por isso, é preciso assegurar a unidade entre os irmãos, que formam a única comunidade eclesial, da qual os enviados devem sempre tomar parte. Depois, fez uma “segunda recomendação” às famílias que serão enviadas em missão:

Onde quer que estejam, saibam que o Espírito de Deus chega sempre antes. Mesmo nos lugares mais distantes, nas culturas mais diferentes, Deus planta sempre a semente do seu Verbo. Daqui brota a necessidade de fazer atenção ao contexto cultural, no qual atuam. Muitas vezes, são ambientes bem diferentes dos próprios: é preciso aprender a língua local, às vezes difícil, e adaptar-se à cultura. Trata-se de um esforço que é imprescindível”. 


Enfim, o Papa Francisco exortou as famílias missionárias a conviver com amor. O próprio itinerário do Caminho Neocatecumenal é exigente neste sentido. Em tal caso, o exercício da paciência e da misericórdia, por parte da comunidade, é sinal de maturidade na fé e de liberdade.






Por isso, o Pontífice concluiu seu discurso, encorajando e exortando as famílias, que partirão em missão, a levar, sobretudo nos ambientes menos cristãos e nas periferias do mundo, o Evangelho de Jesus Cristo: 

Evangelizem com amor, levando a todos o amor de Deus. Digam aos que encontrarão em seu caminho missionário, que Deus ama o homem, como ele é, com suas limitações, erros e pecados. Sejam mensageiros e testemunhas da infinita bondade e inesgotável misericórdia do Pai”.

Por fim, o Bispo de Roma confiou todas as famílias em missão à proteção da Virgem Maria, para que inspire e sustente sempre seu apostolado. Na escola de Maria, nossa terna Mãe, vocês serão missionários zelosos e jubilosos! 


FONTE: http://pt.radiovaticana.va/news/2014/02/01/audi%C3%AAncia_%C3%A0_comunidade_do_caminho_neocatecumenal/bra-769293

Nenhum comentário:

Postar um comentário