Translate / Tradutor

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Festa da Sagrada Família

Dezembro de 2012, por ocasião do Natal, Madri celebrou a Festa da Sagrada Família na Praça de Colón. Tornou-se uma tradição em que participaram muitas famílias também de diferentes países europeus.

Este ano, o tema escolhido foi tirado de uma frase de Bento XVI. Para ele, "A família cristã é esperança para hoje", e quer transmitir uma mensagem alegre e positiva sobre a família, resultado da fé em Deus e do plano divino para a instituição familiar. Nestes tempos difíceis que atravessa a sociedade, a família cristã brilha com a luz de Deus, como uma autentica esperança em meio a crise atual.

A festa foi realizada no domingo, 30 de dezembro. Às 12h, houve uma conexão com Roma para ouvir a mensagem do Santo Padre, e então foi possível começar a Eucaristia, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Antonio Mª. Rouco Varela. A Santa Missa foi também concelebrada pelos Bispos da Província Eclesiástica, e numerosos bispos espanhóis e de outros países.

Anteriormente, e em preparação para a missa, Kiko Arguello, fundador do Caminho Neocatecumenal, proclamou o kerygma por volta das 10h30min. Falou também o Mons. Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho da Família no Vaticano.

Celebração das Famílias

Como se sabe, este ano se celebra em todo o mundo o Ano da Fé, convocado pelo Santo Padre Bento XVI. Neste contexto, toda a comunidade diocesana esteve envolvida na celebração deste dia. E, por desejo do cardeal de Madri, a Missão Madri tem sido responsável por organizar importantes novidades que ajudarão a se preparar para viver com mais sentido católico esta festa.


Os dias antes da Festa da Sagrada Família, na sexta-feira 28, sábado 29 e domingo 30, até o início da missa na Praça de Colón, nos Jardins do Descobrimento houveram alguns atos de preparação para celebrar a grande festa da família.

Assim, nos Jardins toda a família - avós, filhos e netos - puderam orar juntos diante do Santíssimo Sacramento exposto na Custodia. A razão é pedir a Deus pela instituição da família, pelas famílias que passam dificuldades, pelas famílias pobres, pelas crianças de rua, pelas mães em perigo em sua gestação e por tantas pessoas maltratadas. Também foi pedido que se respeite o direito à vida incondicionalmente, e pelas intenções que cada família leva em seu coração.

Também foi instalado um confessionário, que a quem desejasse, pudesse receber o Sacramento da Reconciliação, que tanto ajudou ajudou na JMJ.

Junto a isso, foram explicadas as atividades que a Igreja diocesana realizam Madri em prol das famílias e pessoas afetadas pela crise. Foram fornecidas informações necessárias sobre como se pode ajudar essas pessoas através das instituições da Igreja: colaborando como voluntários, realizando uma contribuição financeira, e de outras maneiras disponíveis a todos. Tudo se realizou num ambiente festivo e alegre. 

Com esses atos se tornou visível em Madri a transcendência das famílias cristãs e sua natureza colaborativa na consecução do bem de toda a sociedade.

Veja alguns dos principais videos do domingo:
Catequese de Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal: "Deus te ama ainda que sejas um canalha e um mentiroso".






Palavras de Mons. Vincenzo Paglia. Presidente do Pontifício Conselho para a Família no Vaticano.


Palavras de Mons. Reig Pla, bispo de Alcalá de Henares.


Bento XVI dedica suas palavras durante o tradicional "Angelus" às famílias reunidas na Praça de Colón.

 Homilia do cardeal de Madri Rouco Varela.

Visite e descubra mais informações em: ​​http://www.porlafamiliacristiana.es
FONTE: (http://tonibandin.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário