Translate / Tradutor

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Momento histórico seguido pelo mundo: Bento XVI deixou o Vaticano, para Castelgandolfo. Às 20 h do dia 28, Sede Vacante

Olhos concentrados sobre o Vaticano no momento em que Bento XVI partia, pouco depois das 17 horas, para Castelgandolfo. Às 20 horas cessou oficialmente o seu ministério petrino. 

Antes de embarcar, o pontífice recebeu um adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.

Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a subida do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.

O helicóptero transportando Bento XVI aterrou em Castelgandolgo às 17.24, sendo o Santo Padre acolhido pelo Cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano e ainda pela Presidente da Câmara e pelo Pároco de Castel Gandolfo. Pelas 17.50, o Papa assomou à varanda central do Palácio de Castelgandolfo para "o último ato público", saudando a população local, que o aplaudiu entusiasticamente. Bento XVI improvisou algumas palavras de agradecimento, declarando ter vindo agora na qualidade de "peregrino" que empreende a última fase da sua peregrinação terrena.





Saudou com estas palavras os numerosos fiéis que estavam na praça:
Obrigado!
Obrigado a vós!
Caros amigos, me sinto feliz de estar aqui convosco, rodeado pela beleza do Criado e pela vossa simpatia  que me faz muito bem. Obrigado pela vossa amizade, o vosso afeto.
Sabeis que este meu dia é diferente dos anteriores: não sou mais Pontífice Sumo da Igreja católica: até às oito da tarde o serei ainda, depois não mais. Sou simplesmente um peregrino que começa a última etapa da sua peregrinação sobre esta terra. Mas ainda gostaria ... (aplausos – obrigado!) mas gostaria ainda com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar para o bem comum e o bem da Igreja e da humanidade. E me sinto muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos pra frente com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado, vos dou agora (aplausos)... com todo o coração a minha benção. Seja bendito Deus Onipotente, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Obrigado, Boa noite! Obrigado a vós todos!
Veja o pronunciamento: 

Ele agora será Papa Emérito e, daqui cerca de dois meses, voltará ao Vaticano para levar vida contemplativa em um mosteiro.

FONTE: (http://pt.radiovaticana.va/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário