Translate / Tradutor

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Guia para os Responsáveis por Peregrinos do Caminho Neocatecumenal - Mundo

BEM VINDOS À TERRA DA SANTA CRUZ

Os irmãos das Comunidades Neocatecumenais do Brasil estão trabalhando com dedicação para servir, da melhor forma possível, os peregrinos das Comunidades que virão ao Brasil, sabendo que é Cristo quem visitará nossa terra.

Portanto, várias cidades do Brasil nas quais estão presentes as Comunidades, prepararam-se para acolher e auxiliar os peregrinos que evangelizarão durante sua permanência no Brasil para a JMJ.

As cidades e os contatos para acolhimento estão no final deste Informativo. Para auxiliar a comunicação com os peregrinos do Caminho Neocatecumenal, também foi lançado o site acessível no endereço: www.rio2013cnc.com.

Para auxiliar o acolhimento e a organização do Encontro Vocacional com os iniciadores do Caminho foi desenvolvido sistema, que pode ser acessado por intermédio de www.rio2013cnc.com ou http://jornada.neocatecumenato.net/usuario/login. O acesso ao sistema deve ser precedido de cadastro, por intermédio do seguinte link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGZOamM4OE5PNzc4N25vQXB2YUJ0OXc6MQ#gid=0

1. SOBRE O BRASIL

1.1.   Idioma
O idioma oficial é o português. Portanto, será necessário contar com o auxílio de tradutores para os Anúncios nas ruas e praças, bem como no contato com empresas de ônibus, policiais, hospitais, etc.. Antevendo esta dificuldade, as comunidades das diversas cidades do Brasil contarão com o auxílio de MONITORES para auxiliar os peregrinos de outros países. No entanto, é necessário enviar solicitação com antecedência, via Call Center, aos responsáveis pelo Caminho nas cidades por onde passarão (a relação dos Call Center encontra-se no final deste Informativo).

Atenção!

Mesmo os grupos que não solicitarem acolhimento nas casas dos irmãos de Comunidade do Brasil devem entrar em contato com os Call Centers das cidades por onde passarão.

Os grupos que necessitem de Monitor “full time”, durante todo o tempo no Brasil, devem contatar diretamente em: monitor@rio2013cnc.com ou no +5511961999684 (Marcos).

1.2. Moeda
A moeda local é denominada REAL (R$) e normalmente não são aceitas outras moedas (Dólar, Euro, etc.).

Aconselhamos vir com os Reais desde o próprio país de origem, tendo em vista a limitação de Casas de Câmbio nos aeroportos.

Em todo caso, àqueles que façam o câmbio nos aeroportos, aconselhamos juntar todo o dinheiro e fazer um único câmbio para reduzir o valor de impostos e taxas. Lembramos que existe a possibilidade de recompra, no dia da partida.

Normalmente, são aceitos cartões de crédito/débito nas lojas do Brasil. Recomendamos virem com cartão de crédito, evitando o transporte de dinheiro. Lembramos que existem cartões de débito pré-pago, sendo uma solução fácil e rápida.

1.2.   Clima
O clima do Brasil é diversificado em consequência de fatores variados, como a extensão territorial, o relevo, etc.
Em julho é inverno, mas dependendo da cidade existe uma grande diferença de temperatura e humidade. Normalmente as noites são frescas.

Recomendamos entrar em contato com o Call Center de cada cidade por onde passarão para obter mais detalhes sobre as condições climáticas previstas para julho.

Médias Climatológicas do Rio de Janeiro

FONTE: climatempo.com.br

2. ANTES DA VIAGEM

2.1. Inscrição Oficial na JMJ
As inscrições oficiais serão feitas, somente, no site Oficial da JMJ Rio2013 (www.rio2013.com).

Após a inscrição do Responsável do Grupo, será necessário inscrever um segundo responsável. O Responsável pelo grupo e o segundo Responsável devem ser um masculino e um feminino.

Após a correta inscrição, você receberá em seu e-mail o número identificador de usuário e será solicitado a gerar uma senha. Lembramos que a senha é pessoal e intransferível.

Em seguida, deverá inscrever os membros do grupo, fazer a escolha pelo pacote e efetuar o pagamento. Somente após concluídas todas essas fases, o grupo estará efetivamente inscrito na JMJ Rio2013.

Cada grupo não deve ultrapassar 50 pessoas. Se o seu grupo for maior, divida-o em vários grupos de até 50 pessoas no máximo.

Nos procedimentos de inscrição será solicitado o nome do grupo. Para os peregrinos do Caminho Neocatecumenal, pedimos que informe: “CNC-YYY”, onde “YYY “é a sigla com três letras do seu País. (ex: CNC-BRA, para grupos do Brasil; CNC-ESP para grupos da Espanha; CNC-ITA; CNC-FRA; CNC-POL; CNC USA; CNC-COL; CNC-PER; CNC-MEX; CNC-CHI; etc.).

Os grupos que optarem pelo alojamento disponibilizado pela organização oficial (Comitê Organizador Local – COL) da JMJ serão hospedados em casas de família, escolas, ginásios,etc. na cidade do Rio de Janeiro e em cidades vizinhas.

Outras informações sobre a hospedagem podem ser obtidas no site oficial.

Para pedir extensão da Acolhida, informar via e-mail: hosped@rio2013.com (ver Informativo de janeiro 2013).

2.2. Inscrição no Sistema do Caminho Neocatecumenal – Brasil
Para auxiliar a comunicação, recepção e organização do atendimento, pelas Comunidades do Brasil, aos peregrinos que virão à JMJ, foi criado um sistema informático. Para acessar o sistema é necessário prévio cadastro, por intermédio do link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGZOamM4OE5PNzc4N25vQXB2YUJ0OXc6MQ#gid=0

Após o preenchimento e envio das informações constantes do link acima, será enviado email com orientações sobre o acesso e utilização do sistema.

Caso não receba a senha de acesso, favor entrar em contato com o Call Center criado especialmente para atender os peregrinos do Caminho.


Além desses contatos, é possível entrar em contato diretamente com os Call Centers das cidades de acolhimento (Caminho). Os contatos em todas as cidades de acolhimento no Brasil estão no anexo “Responsáveis Call Centers – JMJ 2013”.

2.3. Acolhimento pelas Comunidades Neocatecumenais do Brasil
Para apoiar a missão de evangelização dos peregrinos que visitarão o Brasil, as comunidades acolherão gratuitamente os peregrinos nas cidades brasileiras onde o Caminho está presente. A relação das cidades e os contatos estão no anexo “Cidades Disponíveis para Acolhimento de Peregrinos das Comunidades Neocatecumenais – JMJ 2013”.

Para o acolhimento, o responsável de cada grupo de peregrinos deve:

1. Solicitar o cadastro no sistema de cadastro e acolhimento do Centro Neocatecumenal
– Brasil, por intermédio do link:
2. Solicitar, via sistema de cadastro e acolhimento, a hospedagem em algumas das cidades disponíveis para tal.
3. Confirme as informações com o Call Center da respectiva cidade.

Atenção!
Pedimos a todos os Responsáveis dos Grupos que mantenham contato com o Call Center das cidades por onde passarão e informem da sua presença, ainda que não necessitem de acolhida das comunidades locais.

2.4. Ajuda Econômica para o Encontro Vocacional
Para facilitar o ingresso, no Brasil, de doações dos Grupos de Peregrinos, relativas à ajuda econômica para o Encontro Vocacional do dia 29 de julho com os Iniciadores do Caminho, foi contratada uma operadora para fazer as transferências de forma segura e rápida. Infelizmente não foi possível evitar um custo operacional de 5% do valor a transferir.

No Sistema de Acolhimento (http://jornada.neocatecumenato.net) foi disponibilizada opção para pagamento via Cartão de Crédito. O controle do pagamento será feito automaticamente.

O valor mínimo por pessoa é de U$ 15.00 (quinze Dólares) e a doação deve ser efetuada por Grupo no Sistema de Acolhimento.

Também será possível efetuar doação espontânea, sem vinculação ao grupo de peregrinos, via internet, no site www.rio2013cnc.com.

Importante!
Para os grupos que fizerem sua doação até o dia 30 de junho, será providenciado um lanche a ser entregue na segunda-feira dia 29 de julho, no local do Encontro Vocacional.

Para os grupos que, excepcionalmente, não tiverem como realizar a doação, via Cartão de Crédito, favor contatar: economia@rio2013cnc.com

Caso tenha dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: economia@rio2013cnc.com.

2.5. Idade para viajar
Verifique as exigências aplicáveis no seu país para saída de menores.

2.6. Saúde
Trazer todos os remédios (e receitas) necessários para todos os dias da peregrinação.

Não são necessárias vacinas, mas comprove se o Brasil exige alguma vacina dos cidadãos do seu país.

2.7. Seguro Médico
Oferecemos aos peregrinos do Caminho que viajarão para a JMJ Rio 2013 um Seguro de Saúde que facilite o atendimento médico. Foi firmado um contrato com uma empresa de seguro especificamente para os peregrinos do Caminho Neocatecumenal.

Assim, é obrigatório que TODOS os peregrinos que viajarão ao Rio para a JMJ que façam o seguro antes de viajar.
A responsabilidade pelo envio das informações para contratação do seguro será do responsável de cada grupo.
O custo do seguro, na moeda local do Brasil (Reais) é de R$ 2,65 por pessoa por dia.

Para contratar o seguro, preencher a planilha em Excel (disponível em www.rio2013cnc.com) e enviar para GILMAR SILVA no email: seguro.cnc@gmail.com.

Cada grupo deve enviar os seguintes dados de todos os componentes (não serão aceitas informações incompletas):

- Nome completo.
- Idade.
- Período da viagem - data de início e fim (data do bilhete de viagem).
- E-mail e telefone de contato.
- Listagem de cidades por onde passarão.

Pagamento
Segundo indicações encontradas em www.rio2013cnc.com.

O pagamento poderá ser feito de duas formas:
- Envio dos dados do cartão de crédito e pagamento direto.
- Transferência bancária.

2.8. Visto
Os cidadãos de países da União Européia, bem como os do Mercosul não necessitam de visto para entrar no Brasil. Em caso de dúvidas sobre a necessidade de visto para seu País, consulte: www.portalconsular.mre.gov.br.

Condições Especiais para a JMJ
As autoridades brasileiras editaram normas específicas para emissão de visto aos peregrinos que participarão da JMJ 2013. Para os países que necessitem de visto para entrada no Brasil, a emissão será gratuita para os peregrinos.

Após o pagamento da inscrição no site oficial da JMJ 2013 (www.rio2013.com), será emitido um Protocolo de Inscrição, que deverá ser utilizado, juntamente com passaporte válido ou documento de viagem equivalente, para solicitação de visto na respectiva representação diplomática brasileira.

Procedimentos para a emissão do Visto
Preencher formulário de requerimento de visto.

Apresentar à representação diplomática brasileira em seu país documentação que comprove a relação com a Jornada Mundial da Juventude, inclusive carta da Diocese informando que o peregrino participará da JMJ (com carimbo da Diocese), acompanhada do Recibo de Entrega de Requerimento.

Emissão do Visto
A emissão dos vistos para a JMJ é de responsabilidade do Ministério das Relações Exterioresdo Brasil. Ver em www.portalconsular.mre.gov.br/.

Prazo de permanência
O prazo de permanência será de 90 dias, improrrogáveis.

Solicitação de visto

Países que necessitam de visto para entrada no Brasil

Endereços e contatos das representações brasileiras no exterior

Contato para os peregrinos do Caminho Neocatecumenal que necessitem de mais informações sobre o visto: e-mail: jmj2013cnc.vistos.brasil@gmail.com

2.9. Plano para celulares
Para facilitar a comunicação entre os peregrinos que virão ao Brasil, fizemos um acordo com a operadora de celular OI.

Recomendamos que os grupos que quiserem adquirir os chips preencham os dados solicitados no sistema de cadastro e acolhimento (http://jornada.neocatecumenato.net) ou entrem em contato diretamente com o Call Center da cidade em que será acolhido ou no Call Center Nacional.

O custo será de U$ 5.00 ou 5.00€ (cinco dólares dos Estados Unidos da América ou cinco euros) por chip e a entrega e o pagamento dos chips serão feitos quando chegarem ao Brasil.

Para tanto, é fundamental que informem, no Sistema de Cadastro e Acolhimento, o aeroporto de chegada ao Brasil, além da data e do voo.

O plano permite ligações para qualquer telefone no Brasil e no exterior. Tem Tarifas reduzidas para celulares OI e para qualquer telefone fixo no Brasil.

Para a primeira recarga, há diversas opções:
Recarga de R$ 13,00 (treze Reais): receberá bônus diário de R$ 26,00 (vinte e seis Reais) durante 30 dias.
Recarga de R$ 18,00 (dezoito Reais): receberá bônus diário de R$ 36,00 (trinta e seis Reais) durante 30 dias.
Recarga de R$ 25,00 (vinte e cinco Reais): receberá bônus diário de R$ 50,00 (cinquenta Reais) durante 30 dias.
Recarga de R$ 35,00 (trinta e cinco Reais): receberá bônus diário de R$ 100,00 (cem Reais) durante 30 dias.

A recarga será feita em aeroportos, restaurantes ou em qualquer banca de jornal, loja de conveniência ou estabelecimento autorizado com o símbolo ao lado.

Após a recarga, as ligações para telefones fixos no Brasil serão gratuitas.

Desde já aconselhamos que tragam um celular 'desbloqueado'.

Está sendo desenvolvido um aplicativo para Android e Apple onde será disponibilizada agenda com os números de telefone dos demais grupos de peregrinos do Caminho e dos contatos no Brasil. Em breve daremos maiores informações no site www.rio2013cnc.com.

2.10. Reserva prévia de visitas a Santuários e Seminários
Com o objetivo de facilitar as reservas e informações de alguns lugares importantes para visitação ou peregrinação, disponibilizamos alguns voluntários para auxílio aos peregrinos.

Assim, caso desejem realizar alguma visita, solicitamos o contato prévio do responsável do grupo interessado:

SÃO PAULO
Aparecida - Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida
Informações: Call Center do Caminho Neocatecumenal para Aparecida: (Filipe Gonçalves), e-mail: aparecida@rio2013cnc.com, telefone: (+55)11-987468120.
Celebrações públicas a cada hora. Dispõe de restaurantes e lanchonetes.
Outras celebrações privadas ou necessidades extraordinárias, contactar com o Call Center São Paulo / Aparecida.
Providenciaremos números de emergência para a cidade de Aparecida, tendo em vista a quantidade de peregrinos que passarão pelo Santuário.

São Paulo – Catedral Metropolitana de São Paulo
Site: http://www.catedraldase.org.br
Para mais informações e reservas, entrar em contato com Call Center do Caminho Neocatecumenal em São Paulo:
Call Center de São Paulo:
Português: jmj.rio2013.sp.portugues@gmail.com
Italiano: jmj.rio2013.sp.italiano@gmail.com
Español: jmj.rio2013.sp.espanhol@gmail.com
English: jmj.rio2013.sp.ingles@gmail.com

BRASILIA
Seminário Redemptoris Mater de Brasília
Site: www.rmater.org.br
Responsáveis pelas reservas e informações: Júlio e Carol (e-mail: julio345@gmail.com).

Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Igreja reformada segundo a Nova Estética com a Coroa Mistérica, Piscina Batismal, etc.
Reservas e informações: Lucas e Naiara (e-mail: naiarapontes@gmail.com).

Casa de Convivências Sagrada Família de Nazaré
Casa de Convivências levada adiante pelo Caminho Neocatecumenal.

As reservas para Visita e/ou Eucaristias serão feitas por intermédio do Call Center de Brasília.
Português: jmj2013cncbrasil.callcenterpt@gmail.com
Español: jmj2013cncbrasil.callcenteres@gmail.com
English: jmj2013cncbrasil.callcenteren@gmail.com
Italiano: jmj2013cncbrasil.callcenterit@gmail.com

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Site: http://catedral.org.br/. Entrada gratuita.

Santuário Dom Bosco
Site: http://santuariodombosco.org.br/. Entrada gratuita.

RIO DE JANEIRO
Seminário Redemptoris Mater do Rio de Janeiro
O Seminário é pequeno e provisório.
Contato para agendar visitas: srmater.rj@gmail.com

Santuário Nossa Senhora da Penha
Histórico e belíssimo Santuário Mariano com vista para os bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Possivelmente permanecerá aberta 24h.

Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Igreja no centro do Rio de Janeiro, com arquitetura neoclássica e interior decorado com estilo neorrenascentista italiano.

Mosteiro de São Bento
Fundado em 1590 e situado no centro do Rio de Janeiro.

Convento de Santo Antônio
Fundado em 1620 e situado no centro do Rio de Janeiro. Um dos mais antigos e importantes
conjuntos coloniais remanescentes da cidade.

Cristo Redentor
Permanecerá aberto 24h, podendo ser acessado de diversas formas: vans, micro-ônibus ou trenzinho.

Entre os dias 14/05/2013 ao dia 31/05/2013, os peregrinos JMJ Rio 2013 têm exclusividade na compra de ingressos para visita ao Corcovado e podem agendar a sua visita ao Cristo Redentor entre os dias 17/07/2013 ao 01/08/2013

Pão de Açúcar
Site: www.bondinho.com.br. Acesso a partir da Praia Vermelha.
Para maiores informações sobre o Rio de Janeiro, entrar em contato com o Call Center do Caminho Neocatecumenal do Rio:
Português: jmj2013.cnc.rio.callcenter.pt@gmail.com
Italiano: gmg2013.cnc.rio.callcenter.it@gmail.com
Español: jmj2013.cnc.rio.callcenter.es@gmail.com
English: wyd2013.ncw.rio.callcenter.en@gmail.com

Para informações e agenda de santuários ou locais de interesse em outras cidades do Brasil, entrar em contato com os respectivos Call Centers.

2.11. Apoio aos Bispos
Foi formada uma equipe para auxiliar, no dia 29 de julho, os Bispos que participarão do Encontro Vocacional.

Para que possamos auxiliar os Bispos, é necessário que os responsáveis de grupo encaminhem as informações ao Centro Neocatecumenal do Rio (Bispos):

Contato: Iris Serodio.
E-mail: contato.bispos@rio2013cnc.com
Fone: (+55) 21-22558722 / Cel.: (+55) 21-93964516

2.12. Itens a Incluir na bagagem
- Rádio e fones para acompanhar a tradução simultânea.
- Saco de dormir.
- Medicamentos para todos os dias.
- Livros litúrgicos (responsáveis).
- Agasalho para lugares mais frios. Estamos no inverno.
- Cópia do passaporte dos peregrinos.
- Autorização para viagem de menores ou documento similar, do país de origem.
- Celular “desbloqueado”.
- Certificado de vacinação (somente para países que tenham esta exigência, Europa e Estados Unidos, por exemplo, não precisam).

3. PRÉ-JORNADA

3.1. Aeroportos

Para melhor organizar a recepção nos aeroportos é necessário que o responsável de cada grupo informe com antecedência os dados completos do voo, como data, hora e companhia aérea, ao Call Center da cidade de desembarque no Brasil.

3.2. Acolhimento pelas Comunidades do Brasil
Com exceção da cidade do Rio de Janeiro, as demais cidades em que estão presentes as Comunidades Neocatecumenais estão preparadas para acolher os peregrinos que virão para a JMJ. O acolhimento consiste na hospedagem gratuita em casas de família, escolas, ginásios, etc., e um “monitor” brasileiro que apoiará o grupo de peregrinos na respectiva cidade.

As cidades e os contatos para acolhimento estão no final deste Informativo.

Para organizar o acolhimento e facilitar a comunicação entre os responsáveis no Brasil e os responsáveis pelos grupos de peregrinos que virão ao Brasil, foi desenvolvido sistema, que pode ser acessado por intermédio de www.rio2013cnc.com ou http://jornada.neocatecumenato.net/usuario/login.

O acesso ao sistema deve ser precedido de prévio cadastro, por intermédio do seguinte link:

3.3. Transporte rodoviário no Brasil
Para todos aqueles que viajarão de ônibus pelas estradas do Brasil, informe-se com a Agencia de Viagens sobre os melhores horários para a viagem, locais de parada, percurso mais seguro, etc.

Os locais de parada devem ser programados com antecedência, pois os locais são limitados e de pouca capacidade.

Antes de definir seu trajeto rodoviário, informe-se sobre as condições e cuidados que devem ser seguidos com o Call Center das cidades por onde pretende passar.

Atenção!
Os ônibus fretados não poderão circular dentro do perímetro da cidade do Rio de Janeiro nos dias da JMJ (desde o dia 23/7 até o dia 29/7). Assim, os peregrinos serão desembarcados em locais de acesso ao sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro e farão o restante do percurso utilizando o transporte público local.

Recomendamos que organizem os grandes grupos de peregrinos em grupos menores (8-10 pessoas) para facilitar os deslocamentos pela cidade.

3.4. Dicas de segurança
- Mantenha o origina do passaporte em lugar seguro e porte uma cópia.
- Nunca ande sozinho.
- Tenha sempre os números de telefone de seus responsáveis e do Call Center do Caminho Neocatecumenal no Brasil.
- Evite viajar, de ônibus, longas distância no período noturno.

3.5. Alimentação
O consumo de água mineral industrializada é a opção mais segura. Nunca beber água das torneiras.

4. DIAS NO RIO DE JANEIRO

4.1. Acesso rodoviário
Os ônibus turísticos (fretados) não poderão entrar na cidade do Rio de Janeiro nos dias da JMJ, (até o dia 29 de julho). Esses ônibus terão permissão para deixar os peregrinos em terminais de trem/metrô/ônibus e deverão permanecer estacionados em bolsões de estacionamentos até o final da JMJ.

Atenção!
Os grupos que não utilizarão a hospedagem oficial do COL e ficarão hospedados fora da cidade do Rio de Janeiro devem verificar até que ponto os ônibus fretados poderão transitar, para melhor programar seus dias de jornada.

Os ônibus fretados serão vistoriados nas fronteiras do Brasil, bem como nos acessos ao Estado e ao Município do Rio de Janeiro.

4.2. Transporte no Rio de Janeiro
Na Mochila do Peregrino terão cartões (dependendo do Pack contratado) para utilização no sistema de transporte público coletivo nos dias da JMJ, ou seja, até o dia 28 de julho.

Meios de transportes a serem utilizados:
- Linhas dedicadas e regulares de ônibus
- Trem e metrô
- Barca

A Organização Oficial informa que, no dia da Vigília com o Papa (dia 27 de julho) os transportes públicos coletivos deixarão os peregrinos a aproximadamente 10 Km do local da Vigília e o restante do percurso será feito a pé. O mesmo ocorrerá no retorno, no dia 28 de julho. Durante o percurso, haverá áreas de descanso e água.

Atenção!
Não recomendamos a utilização de transportes de vans, exceto as contratadas de empresas de turismo.

Os cartões de transporte não terão validade para o dia do Encontro Vocacional (29/7).

Neste dia, quem for utilizar o Sistema de Transporte coletivo público deverá efetuar o pagamento no momento do embarque.

Metrô do Rio de Janeiro – Mapa Esquemático


Metrô do Rio de Janeiro – Mapa Cartográfico


Metrô do Rio de Janeiro – Diagrama de Rede


4.3. Alimentação
Os peregrinos inscritos na Organização Oficial da JMJ receberão cartão próprio para aquisição da alimentação durante os dias da JMJ. A quantidade de refeições incluídas no cartão dependerá do pacote de inscrição de cada grupo.

A abreviatura “Cateq" indica os dias em que a alimentação será distribuída nos locais de Catequese.

4.4. Visitas a lugares turísticos
Tendo em conta que os ônibus de turismo não poderão entrar na cidade do Rio de Janeiro, a visita aos pontos turísticos da cidade deverá ser feita pelo Sistema de Transporte Público coletivo ou pela contração de empresa local de turismo.

4.5. Segurança
Haverá esquema especial de segurança pública para os dias da JMJ. No entanto, recomendamos:

- Não visitar favelas, exceto locais previamente agendados. Informe-se, antes, no Call Center do Rio de Janeiro.
- Nunca andar sozinho e avisar o destino previamente aos responsáveis de seu grupo.
- Evitar entrar nas praias, caso não saiba nadar (a correnteza, em geral, é forte).
- Evitar o uso de vans de transporte coletivo privado.
- Deixar o Passaporte em local seguro e ande com cópia do mesmo.
- O Responsável do Grupo deverá possuir cópia dos Passaportes dos peregrinos de seu grupo para facilitar a reemissão de outro documento, em caso de perda ou extravio.
- Não deixar máquinas fotográficas, aparelhos celulares ou outros objetos de valor desacompanhados.
- Exigir que cada peregrino tenha o número de contato do responsável do Grupo.

Durante os dias da JMJ, as comunidades Neocatecumenais do Brasil manterão um plantão de atendimento na Cidade do Rio de Janeiro, via telefone, para eventuais urgências:


4.6. Eventos centrais

Copacabana
23/7 - Missa de Abertura, presidida por Dom Orani
25/7 - Acolhida do Santo Padre o Papa Francisco
26/7 – Via Sacra presidida pelo Santo Padre o Papa Francisco

O acesso à Copacabana será feito por intermédio do Sistema de Transporte Público Coletivo.

Guaratiba – Campus Fidei (Zona Oeste)
27/7 – Vigília com o Santo Padre o Papa Francisco
28/7 – Missa de Envio com o Santo Padre o Papa Francisco

O acesso a Guaratiba será feito por intermédio dos Sistemas Públicos Coletivos de transporte e está prevista uma caminhada de aproximadamente 10 Km (a partir das estações de trem/ônibus Campo Grande e Santa Cruz e Estação Notre Damedo BRT).

Recomendamos que levem pouca bagagem, calçados confortáveis, protetor solar, líquido em abundância e Rádio para tradução simultânea.

Haverá distribuição de alimentos e água em cada setor de peregrinos (inscritos). Também será possível comprar alimentos.

5. ENCONTRO VOCACIONAL COM INICIADORES DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

5.1. Local, data e horário
O Encontro Vocacional com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal será no novo Local: Pavilhão 4 do Centro de Convenções RIOCENTRO.

Endereço: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.
Data: 29 de julho.
Horário: 14 h.

5.2. Mapa
O Local do Encontro Vocacional está indicado com a letra A.

5.3. Como chegar
O acesso ao RIOCENTRO será feito com a utilização do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro.

As autoridades locais prometeram ampliar o transporte público com destino ao RIOCENTRO no dia 29 de julho, em decorrência do Encontro Vocacional. No entanto, é fundamental a informação de onde os grupos de peregrinos do Caminho ficarão hospedados para que as autoridades locais direcionem a ampliação do transporte coletivo. Informe detalhes de sua hospedagem ao Call Center do Rio de Janeiro.

Ônibus
. Cascadura (Zona Norte) – Riocentro (757)
· Cascadura (Zona Norte) – Riocentro (763)
· Castelo (Centro) – Taquara (2113)
· Praça XV (Centro) – Riocentro (268)
· Terminal Alvorada (Barra da Tijuca)- (708)
· Barra da Tijuca (706)

Alternativamente, pode-se pegar qualquer ônibus que tenha como destino o Terminal Alvorada (Barra da Tijuca) e, em seguida, pegar outro ônibus com destino ao RIOCENTRO.

Metrô
Não há ligação do metrô diretamente ao RIOCENTRO, assim a última estação do metrô para acesso ao RIOCENTRO é a estação General Osório (Ipanema) e fazer o restante do percurso de ônibus até o Barra Shopping, onde estarão disponíveis as linhas de ônibus que dão acesso ao Riocentro.

Estamos trabalhando com o COL e Autoridades Locais para criar uma exceção para os ônibus do Caminho Neocatecumenal que virão de fora da cidade do Rio, para a segunda-feira, dia 29. Assim que tenhamos informações certas, informaremos.

5.4. Como sair
A saída do Encontro Vocacional ocorrerá de duas formas:

Peregrinos que não estejam de ônibus fretado no Rio de Janeiro
Neste caso, o retorno ao local de hospedagem será feito da mesma forma utilizada para chegar ao RIOCENTRO, ou seja, utilizando o sistema de transporte público coletivo da cidade.

Peregrinos que viajarão imediatamente após o Encontro em ônibus fretado
Neste caso, negociamos com as autoridades locais e com o RIOCENTRO para que o ônibus estacione no próprio estacionamento do RIOCENTRO. Portanto, logo após o término do Encontro Vocacional, deverão embarcar em seus ônibus.

Atenção!
Tendo em conta a restrição de acesso dos ônibus fretados à cidade do Rio de Janeiro, necessitamos identificar previamente todos os ônibus com peregrinos do Caminho Neocatecumenal que serão autorizados a estacionar no RIOCENTRO.

Para tanto, é fundamental que preencham as informações solicitadas no cadastro de seu grupo de peregrino no Sistema de Cadastro e Acolhimento do Centro Neocatecumenal do Brasil, que pode ser acessado pelo site www.rio2013cnc.com ou http://jornada.neocatecumenato.net/usuario/login.

SOMENTE PODERÃO ESTACIONAR NO RIOCENTRO OS ÔNIBUS PREVIAMENTE CADASTRADOS E IDENTIFICADOS, os grupos que não informarem os dados dos ônibus serão estacionados nos locais indicados pelo COL e, ao término do Encontro Vocacional, os peregrinos desses grupos deverão fazer uso do sistema de transporte público coletivo da
cidade do Rio de Janeiro para chegar ao local de estacionamento dos ônibus fretados.

Caso tenham dificuldade na utilização do sistema ou para mais informações, contate o Call Center de sua cidade de destino, do Rio de Janeiro ou de Brasília.

5.5. Alimentação no RIOCENTRO
Conforme indicado anteriormente, os grupos podem optar por receber um lanche no local da realização do Encontro Vocacional.

Para tanto, será necessário efetuar transferência, ATÉ O DIA 30 DE JUNHO, via Cartão de Crédito no site desenvolvido pelo Centro Neocatecumenal do Brasil para a JMJ (www.rio2013cnc.com) ou http://jornada.neocatecumenato.net/usuario/login.

Tanto nas imediações, como no próprio RIOCENTRO haverá alternativas para alimentação dos peregrinos.

5.6. Outras Informações

Livro Kerigma
O livro “O Kerigma” de Kiko Argüello, em português (BR), em formato livro ou e-book, já pode ser adquirido e servirá como modelo de kerigma para evangelizar nas ruas e estradas do Brasil:
- Livro impresso: www.universovozes.com.br

Evangelização nas ruas
É obrigatório que todos os grupos que evangelizam nas ruas no Brasil informem ao Call Center da cidade de evangelização e sigam as suas indicações.

Cantos em português (BR)
Já estão disponíveis em www.rio2013cnc.com alguns cantos em português, que servirão de ajuda para o tempo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário