Translate / Tradutor

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Carioca

Pela primeira vez em uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) o peregrino poderá escolher livremente onde fará as refeições. A JMJ Rio2013 é a pioneira ao oferecer através do cartão de alimentação a escolha de restaurantes com bufê a quilo ou uma refeição pronta chamada de prato "O Carioca”. Grandes redes de restaurantes já estão aderindo à ideia, como Mc Donald’s, Habib’s e Parmê. São 45 lojas do Habib’s no Rio de Janeiro e cerca de 400 no Brasil.
A proposta é montar o prato “O Carioca”, que contará com uma refeição completa, sobremesa e bebida. Tudo isso por R$15. O peregrino poderá utilizar o cartão alimentação até meio-dia de segunda-feira, 29 de julho, e o valor é cumulativo.
O uso do cartão alimentação poderá ser feito de acordo com a necessidade do peregrino, como explicou o responsável pela área alimentícia da JMJ Rio2013, Nelson Mamede. “A JMJ oferece para os peregrinos essa moeda, o cartão de refeições. Mas nada impede algum tipo de gasto extra. Eles têm liberdade total de escolha e podem pagar como preferirem. Além disso há os peregrinos que não estão inscritos ou não optaram pela refeição no ato da inscrição; esses pagarão com dinheiro, cartão, ou como for mais conveniente”, destacou.
Outra novidade, que servirá para facilitar a escolha dos restaurantes para comer durante a JMJ, é o site www.restrio2013.com.br. Lá o peregrino encontrará a listagem de todos os estabelecimentos credenciados, divididos por bairros.
Mamede destacou que a ideia é que o prato peregrino não altere a rotina dos restaurantes da capital. No entanto, é preciso que eles firmem um contrato com o Instituto Jornada Mundial da Juventude e sinalizem que têm o menu específico. “Os restaurantes não terão nenhum tipo de alteração na rotina do dia-dia. Só deve estar ciente que terá um grande numero de pessoas circulando pela cidade e que uma parte dela terá um cartão e estará buscando por pratos no valor de R$ 15 reais.  O que nós pedimos é que o restaurante se identifique como parceiro JMJ e coloque na porta que ali tem menu peregrino, dentro do preço estipulado. “
Apresentação do Prato “O Carioca”
Estão sendo realizadas apresentações para comerciantes locais sobre como funcionará a alimentação durante a Jornada em dez regiões, divididas por vicariatos: Urbano, Sul, Norte, Oeste, Jacarepaguá, Suburbano, Leopoldina, Caxias, Nova Iguaçu e Niterói. 
As apresentações têm apoio do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), que convoca os comerciantes da região para participar. Durante as apresentações os comerciantes conhecem os benefícios de ser cadastrado, tiram dúvidas e podem se cadastrar.
Na última terça-feira, 18, foi realizado no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, um evento de sensibilização para o setor de restaurantes, bares e afins. A participação foi gratuita e contou com representantes de Prefeituras, comércio e entidades civis da Baixada Fluminense. 
Nelson Mamede apresentou informações sobre o prato peregrino, sugerindo como refeição "O Carioca". Com o objetivo de atender os aspectos básicos da nutrição, o prato teria como principal componentes carne, peixe, aves ou ovos; acompanhamento (arroz e feijão); guarnição (massas, farofas, suflês, verduras, legumes refogados, etc.); salada e sobremesa.
Já foi realizado evento no mesmo formato em Guaratiba, anteriormente. O próximo será em Niterói, dia 21, na Câmara dos Dirigentes Logistas, às 10hs. Na ocasião, serão apresentadas novamente informações sobre alimentação fora do lar durante a semana da Jornada Mundial da Juventude e o prato peregrino.
Café da manhã e Vigília
Haverá um esquema diferenciado para o café da manhã, a distribuição está alinhada com os coordenadores, que passaram por treinamentos; o último será no dia 29 de junho. Serão 300 coordenadores de café da manhã, 10 supervisores responsáveis por 30 catequeses cada. O supervisor será a interface entre o coordenador e a logística da JMJ.
Para a Vigília, que acontecerá no sábado (27/07) e domingo (28/07), os peregrinos que fizeram a inscrição com alimentação receberão o Kit Vigília. Na caixa, que pesa 3 kg, contêm cinco refeições: almoço de sábado, janta de sábado, café da manhã de domingo, almoço de domingo e lanche. O kit será entregue ao peregrino ao longo da caminhada de 13km, onde terá diversos pontos espalhados pelo caminho até o Campus Fidei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário