Translate / Tradutor

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É maravilhoso ser cristão

La Razón, 20 de agosto de 2012, por Kiko Argüello

Como não nos alegrarmos ao pensar que o Caminho Neocatecumenal contribuiu, junto ao Monsenhor Cordes, para o nascimento dessas jornadas mundiais! Ainda me lembro dos primeiros encontros, dos quais participavam sempre tantos jovens do Caminho. Lembro sobretudo a Jornada Mundial da Juventude de Santiago de Compostela, no ano de 89, e de como os jovens carregavam tantos cartazes. Do Caminho, foram cerca de 50.000, e, no total, parecíamos quase meio milhão. Foi algo enorme. Era uma novidade ver tantos jovens. Depois, na Plaza del Pilar de Zaragoza, fizemos o encontro vocacional, onde muitíssimos jovens se levantaram para ir para o Seminário. Quisemos destacar que os primeiros evangelizadores da Espanha, chamados de “sete varões apostólicos”, eram itinerantes. Estavam cansados e despojados ao extremo e, depois de fracassar, queriam voltar, mas a Virgem apareceu-lhes para dar-lhes ânimo e dizer-lhes que tinham que continuar. Ou seja, a Virgem Maria, sempre sustenta a evangelização.

Uma coisa surpreendente da Jornada da Juventude passada, em Madri, foi a quantidade de jovens. A gente se surpreende e se pergunta de onde saíram tantos jovens, porque o Caminho levou cerca de 300.000, mas houve mais de um milhão. Isso nos leva a fazer uma reflexão: os jovens não estão fora da Igreja, ainda que eles não os vejamos ao irmos às Paróquias. Não é verdade.

Foi um grande sinal de esperança, de que nem tudo está perdido na Europa. É verdade que o demônio está tentando destruir a família cristã, que está aberta à vida e confia no amor de Deus. São Jerônimo dizia na Vulgata, ao falar do encontro de Tobias e sua mulher Sara: “Não é por desejo de concupiscência que a tomo, mas com esperança de uma prosperidade que dê glória a Deus”, referindo-se aos filhos. Vê-se a esperança grande que a Igreja tem na família. Estes jovens que vimos na JMJ de Madri são, sem dúvida, o fruto de tantas famílias cristãs.

O Caminho celebrou um encontro vocacional na Plaza de Cibeles no dia seguinte à volta do Papa a Roma. Para nós, foi algo maravilhoso, fruto da palavra do Santo Padre e de sua afabilidade, porque aos jovens do Caminho o Papa atinge muitíssimo. Muitos jovens que se levantaram e estão hoje nos seminários, quando lhes perguntamos o que os moveu a responder ao Senhor, respondem que foi a palavra do Santo Padre. Foi maravilhoso ver cerca de 300.000 jovens na Plaza de Cibeles, tudo cheio.Nós sentimos muito a Nova Evangelização na Ásia, por isso disse que há que se preparar sacerdotes para a China, Tailândia, etc., e foi surpreendente ver que tantos jovens, cerca de 5.000, se moveram, se levantaram cheios de entusiasmo. Também cerca de 3.000 moças. Estamos comovidos pela obra do Espírito Santo em uma nova juventude que Deus está preparando para uma Nova Evangelização no mundo. A essa Nova Evangelização se referiu profeticamente João Paulo II dizendo que é necessário retornar com força e com ânimo ao primeiríssimo modelo apostólico, sem vacilar em levar a maravilha do Evangelho a todos. Porque Cristo deu sua vida para que todos os homens tenham dentro de si uma vida imortal, vida eterna, e possam amar em uma nova dimensão e não se angustiem. É maravilhoso poder viver com o Espírito Santo dentro, com o Espírito do Senhor em nosso coração, e ter esperança sabendo que a morte não é o final da nossa vida. É maravilhoso ser cristão. Por isso não podemos ficar calados; temos de sair pelos caminhos, temos de ir às cidades e dizer aos homens que há uma Boa Notícia para eles e dar-lhes ânimo. Quem não quer receber esse Espírito, que Cristo lhe dá gratuitamente, levando dentro medo da morte e medo do sofrimento, pensando sempre no dinheiro e levando amargura dentro de si. Pensem na quantidade de gente que se suicida em todas as partes. Esperamos que a Igreja possa levantar-se e partir cheia de entusiasmo e de esperança de iniciar uma Nova Evangelização no mundo.

Kiko Argüello - Iniciador do Caminho Neocatecumenal

FONTE: (http://www.larazon.es/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário