Translate / Tradutor

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Virgem do Terceiro Milênio

O ícone “Virgem do Terceiro Milênio” está baseado no modelo da Virgem de Vladimir que se encontra na Galería Tretjakov de Moscou, considerado como o maior ícone da Santa Mãe de Deus, que o Papa João XXIII proclamou patrona da unidade de todas as igrejas.

Em nosso ícone a verdadeira protagonista da obra é o olhar da Virgem: não somos nós que olhamos para a virgem, mas é a Virgem quem olha para nós, nossos sofrimentos, os pecados, as angústias… e provém, como viu e previu em Canaã da Galiléia quando nas bodas faltava o vinho.

A cor roxa fogo e o amarelo recordam a sarça ardente pelo qual Deus falou a Moisés. É o fogo do zelo divino pela salvação dos homens.

A Virgem observa nossa vida e vê que falta o vinho da resurreição: a vitória sobre a morte. Nossas bodas humanas, nossas alegrias não são plenas, falta o vinho. Cristo, seu filho amado, consegue a salvação eterna para nós. Ressuscita da morte e se consume o vinho.

Agora todos têm sentido, Cristo ressuscitou, a morte foi vencida e a Virgem intercedendo por nós, nos convida a levar a todos os homens o vinho da Nova Evangelização.

A Santa Virgem com o Menino estão rodeados pelas inscrições:

“Ave stella novae evangelizationis
tertio millenio Maria humilis
mater gloriosa”.

O ícone mede 100 x 74 cm. Está pintado ao óleo sobre tábua de carvalho cozida ao bolo e laminada com pano de ouro.

FONTE: (http://servodejave.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário