1) Cuidados Médicos:
- Possíveis problemas de desidratação e infecções poderão ocorrer em função do clima seco no Distrito Federal nesta época do ano. Para evitá-los, recomenda-se aos peregrinos que bebam água constantemente. Além do cuidado natural com a alimentação, que deve ser leve.
- É indispensável o uso de filtros solares, especialmente por parte de pessoas com pele clara e/ou sensível; chapéus e bonés são muito recomendados.
- Pessoas com problemas de saúde: pressão alta ou baixa, diabetes, alergias, necessidades de remédios controlados etc; deverão ser identificados pela organização das respectivas paróquias hospedeiras. Além disso, a mesma informação deve estar contida no verso do crachá de Identificação do peregrino (campo de observações), prevendo um possível atendimento emergencial.
- No Domingo, haverá equipes médicas à disposição dos peregrinos que porventura possam passar mal durante o evento.
- Todo o lixo produzido pelos peregrinos deverá ser depositado em locais adequados. Para tanto, inúmeros latões de lixo estarão posicionados e devidamente sinalizados em todo o Parque. Além disso, três sacos plásticos de lixo estarão sendo distribuídos para cada ônibus, colaborando ainda mais para a manutenção da limpeza do Parque;
- Restos de cigarro deverão ser apagados e jogados no lixo. Nesta época do ano a vegetação nativa do Parque encontra-se muito seca. Sendo assim, qualquer fagulha poderá implicar no surgimento de pontos de incêndio.
- A ninguém será concedido o direito de “exploração” das áreas de vegetação nativa do Parque. Segundo as autoridades de segurança, os aventureiros costumam ser picados por cobras, assaltados, etc;
- Também será proibida a entrada dos peregrinos no Lago Paranoá. Visto que sua maior profundidade ocorre justamente no trecho que banha o Parque.
- Os peregrinos deverão trazer um colchonete ou saco de dormir, bem como travesseiros e cobertores;
- Também devem estar preparados para o frio, já que nesta época do ano ocorrem as temperaturas mais baixas do ano em Brasília. Casacos e roupas mais adequadas ao frio são recomendados.
- Um programa incluindo evangelização pelas ruas, visita ao seminário foi pensado, por isso os grupos oriundos de diversas cidades do Brasil devem chegar preferencialmente na sexta-feira (27/07) ou, no mais tardar, no sábado (28/7) pela manhã.
- No domingo (29/7) os peregrinos deixarão seus respectivos ônibus a certa distância do Parque, fazendo restante do percurso a pé.
- Neste mesmo dia, inúmeros catecúmenos atuarão como voluntários. Estando todos uniformizados e devidamente credenciados. Cada um deles trazendo o nome de sua área de atuação estampado nas costas de seu respectivo colete. Contudo, qualquer um destes voluntários estará apto a esclarecer qualquer dúvida dos peregrinos no que diz respeito ao próprio evento.
Equipe da Nação (Pe. José, Pilar e Raúl) para os responsáveis de ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário