A estrutura do salão onde ocorre a Eucaristia representa a
Igreja como corpo místico de Cristo representado numa pequena comunidade.
Obviamente com este termo não se pretende significar a Igreja hierárquica, mas
o Corpo de Cristo.
O Concílio Vaticano II (Constituição
Sacrosantum Concilium) destacou a importância dos sinais litúrgicos. Por
isso nas celebrações do Caminho se faz com o maior cuidado na preparação destes
sinais tendo uma consciência de conhecer os seus valores pedagógicos.
Os sinais que mais se destacam são: o sacerdote, a estante
ou ambão, a cruz hasteal, a mesa/ altar e os tapetes.
Os cantores (salmistas),
em geral, se se localizam a esquerda do altar enquanto que a equipe que
preparou a liturgia à direita. Os sinais são ordenados do seguinte modo: cabeça
(presbítero), boca (ambão), útero (altar/mesa). Nestes sinais se vê o corpo de Cristo e representa a
Igreja numa pequena comunidade.
O Nosso Senhor Jesus Cristo institui a Eucaristia pela nova
Páscoa inaugurando a nova aliança. Sendo judeu O fez no contexto da Páscoa
hebraica. Servindo-se dos sinais da liturgia pascal hebraica (em hebraico Pessach). Usou do pão ázimo
(em hebraico Hamez) e do cálice (em hebraico Kadesh) previsto
transformando-lhe e dando-lhe um novo significado. Transformando-lhe no seu
Corpo e Sangue levando ao cumprimento a Páscoa hebraica e introduzindo a Páscoa
cristã. Nas catequeses iniciais se coloca muito em evidência a raiz do qual
deriva a nossa Eucaristia, ou seja, a Páscoa hebraica.
FONTE: (http://caminhoneocatecumenaltaruma.blogspot.com.br/)
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