Translate / Tradutor

sábado, 14 de julho de 2012

Carismas

O Catecismo da Igreja Católica ensina que "os carismas são graças especiais que, direta ou indiretamente têm uma autoridade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo".

Acrescenta ainda que, "os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe e também por todos os membros da Igreja. De fato, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e santidade de todo o Corpo de Cristo (…)".

Carisma é uma palavra grega que significa dom gratuito. Os carismas são, pois, dádivas do Espírito Santo dados, segundo a nossa fé e a nossa confiança no poder de Deus. Não são dados aos mais cultos e aos mais inteligentes, mas aos que se abrem à ação do Espírito Santo, que se quer derramar abundantemente em nós. O fundamento de todos os carismas é a caridade, o amor.

Enquanto que os dons do Espírito Santo são permanentes, dados pelo Batismo, para a nossa própria santificação, os carismas são dons especiais, por vezes extraordinários, dados para o bem da comunidade, para o serviço dos outros e assistência da Igreja.

Jesus Cristo, em Jo 14,12, disse: “Em verdade em verdade vos digo: aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai". Esta é uma realidade na qual todos devemos acreditar. É a realidade da nossa fé.

Na 1ª Carta aos Coríntios (12,4-11) São Paulo faz uma enumeração dos diversos carismas. De acordo com esta enumeração dividimos os carismas em 3 grupos:

- Carismas da palavra: Dom das línguas; Dom da interpretação das línguas; Dom da profecia.
- Carismas das obras: Dom da fé carismática; Dom das curas; Dom dos milagres.
- Carismas da revelação ou do conhecimento: Dom do discernimento dos espíritos; Dom da sabedoria; Dom da ciência.

Muitos são os dons do Espírito que caracterizaram o desenvolvimento do Caminho Neocatecumenal como, por exemplo, os salmistas, ostiários, catequistas, mestres, leitores, famílias em missão, itinerantes entre outros. O carisma é um dom dado a alguém para edificar espiritualmente a comunidade.

FONTE: (http://www.catequisar.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário