Translate / Tradutor

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Domus Galiléia


O Centro Internacional Domus Galilaeae ou Domus Galiléia é um centro de formação e retiro em Israel, que desde 1999, abriga um ponto de oração para as pessoas pertencentes ao Caminho Neocatecumenal e para a Igreja Católica.

LOCALIZAÇÃO

O local onde o Centro está construído é chamado de "Al-mubaraka" (das bênçãos) na área onde Corazim, segundo a tradição oral transmitida pelos beduínos, Jesus pregou o Sermão da Montanha. Ele está localizado acima do atual Santuário das Bem-aventuranças, no topo da montanha chamada das Bem-aventuranças, que fica em frente ao lago de Tiberíades e acima Tabgha, local da primeira multiplicação dos pães. O projeto surge bem ao lado da estrada que antigamente unia Corazim a Cafarnaum, ao lado do lago.

HISTÓRIA

Um dos maiores desejos do Papa Paulo VI era a construção em Israel de um centro onde os seminaristas pudessem completar a sua formação antes da ordenação. Foi com esta perspectiva que o Vaticano adquiriu "Notre Dame", perto do Portão de Jaffa em Jerusalém. No início dos anos 1980, a Terra Santa ofereceu ao Caminho Neocatecumenal a possibilidade de construir sobre um terreno localizado no Monte das Bem-aventuranças um centro de formação, de estudos e de retiro, uma obra de particular interesse para a Igreja Católica e para Israel. Desde que em 1994 foi informado do projeto "Domus Galilaeae," João Paulo II se mostrou entusiasmado e aprovou o projeto. Nos anos seguintes, foram concluídas todas as licenças de construção.

O projeto foi concebido por Kiko Argüello, iniciador, juntamente com Carmen Hernández, do Caminho Neocatecumenal. Kiko, que trabalhou com um grupo internacional de arquitetos, desenhou um complexo moderno que ao mesmo tempo mistura-se com o ambiente natural.

VISITA DE JOÃO PAULO II

Em 24 de março de 2000, a visita e a bênção do Papa João Paulo II foi o culminar de uma das etapas finais do lugar, na ausência de alguns detalhes que foram concluídos mais tarde.

João Paulo II chegou de helicóptero e foi recebido pelo Monsenhor Boutros Mouallem e S. B. Michel Sabbah, além de algumas autoridades locais. Imediatamente ao lado do Cardeal Angelo Sodano, Cardeal Achille Silvestrini, Cardeal Roger Etchegaray, Cardeal Edward Idris Cassidy, Monsenhor Giovanni Battista Re e do Monsenhor Stanislaw - secretário do Papa - João Paulo II entrou no Santuário da Palavra da Domus Galileia.

Kiko Argüello, Carmen Hernández e o Pe. Mario Pezzi, responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal e promotores do projeto Domus Galilaeae, juntamente com os arquitetos que trabalharam na construção, aguardavam a chegada do papa. O pontífice não poupou sinais de afeto para os iniciadores do Caminho e selou o encontro com estas palavras: "O Senhor estava à vossa espera neste monte".

Após a apresentação da Assembléia por Kiko Argüello, o papa abençoou o Santuário da Palavra. João Paulo II dava a impressão de se sentir realmente em casa, parecendo até não ter vontade de ir embora.


FONTE: (http://www.domusgalilaeae.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário