Translate / Tradutor

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Todos os caminhos levam ao Rio!


“Todos os caminhos levam ao Rio”, disse o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, aos membros do Comitê Organizador Local em um dos encontros para a organização da Jornada Mundial da Juventude. E de fato isto está acontecendo. Públicos diversificados são esperados na cidade. Só neste ano, a capital carioca vai receber dois grandes eventos internacionais com uma demanda significativa de turistas de diferentes nacionalidades: a Copa das Confederações e a JMJ Rio2013.
Realizada um mês antes da JMJ, a Copa das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA. São cerca de 8 seleções participantes concorrendo a taça. Na JMJ, são esperados cerca de dois milhões de peregrinos. Além destes dois grandes eventos, o Rio também será palco da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.
Não foi a toa que a cidade foi escolhida para sediar esses grandes eventos. A capital carioca está vivendo um bom momento e se prepara com afinco para fazer o melhor em todas essas ocasiões. E já mostrou do que é capaz. No ano passado, o Rio recebeu chefes de Estado e diplomatas de 193 países para a Conferência da ONU de Desenvolvimento Sustentável, Rio +20. E o balanço do evento, segundo as autoridades, foi muito positivo. 
O trabalho conjunto da Arquidiocese do Rio e de todas as esferas do governo, federal, estadual e municipal, tem como objetivo acolher da melhor forma possível os peregrinos e voluntários

do encontro da Juventude com o Papa. Os cuidados passam pela segurança, rede hoteleira e transporte público, entre outros fatores.
O governo, em suas várias instâncias tem investido em garantir um Rio de Janeiro cada vez mais seguro. Muitas comunidades já passaram por um processo de pacificação. De acordo com as autoridades federais, estaduais e municipais, durante a JMJ o Rio terá um esquema especial de segurança para garantir em todos os aspectos o êxito do evento.
Vale ressaltar, que a Cidade Maravilhosa já tem uma política própria para eventos de grande público. O Carnaval de rua, que acontece todos os anos na cidade por cinco dias seguidos, atrai cerca de seis milhões de foliões em um contexto mais desafiador que o do evento católico devido à natureza da festividade, já que nestes dias os participantes são até estimulados a consumir bebida alcoólica. Além disso, as autoridades, que participaram da última edição do evento em Madri, aprenderam a cultura da JMJ nesta ocasião e trocaram experiências com o governo madrileno.
A Cidade Maravilhosa, eleita Patrimônio Cultural da Humanidade no ano passado pela Unesco, espera de braços abertos os turistas, peregrinos, participantes, voluntários e autoridades destes grandes eventos nos próximos anos, como o símbolo máximo da cidade, o Cristo Redentor. Vale a pena seguir este caminho que leva ao Rio!
FONTE: (http://www.rio2013.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário