Translate / Tradutor

terça-feira, 9 de abril de 2013

Encontro Mundial das Famílias

Para falarmos dos Encontros Mundiais das Famílias temos antes que falar do Pontifício Conselho para a Família, que é o responsável pela existência desses encontros.

O Pontifício Conselho para a Família (Pontificium Consilium pro Familia) foi instituido pelo Papa João Paulo II com o Motu Próprio Familia a Deo Instituta em 1981, substituindo o Comitê para a Família, que foi criado por Paulo VI, em 1973.

O Conselho é responsável pela promoção do ministério pastoral e o apostolado da família, em aplicação dos ensinamentos e das orientações do magistério eclesiástico, de modo que as famílias cristãs sejam auxiliadas a cumprir a missão educativa e apostólica da qual são chamadas.

Ajuda a promover o cuidado pastoral das famílias, favorece os seus direitos e a sua dignidade na Igreja e na sociedade civil, a fim de que possam desempenhar cada vez melhor as suas próprias funções.

O Pontifício Conselho cuida do aprofundamento da doutrina sobre a família e da sua divulgação mediante uma catequese adequada: favorece de modo particular os estudos sobre a espiritualidade do matrimônio e da família.

Preocupa-se por que, em pleno entendimento com os Bispos e os seus organismos, sejam exatamente conhecidas as condições humanas e sociais da instituição familiar nas diversas regiões, e, de igual modo, por que sejam divulgadas as iniciativas que ajudam a pastoral familiar.

Esforça-se por que sejam reconhecidos e defendidos os direitos da família, também na vida social e política; e por isso sustém e coordena as iniciativas em defesa da vida humana desde a sua concepção até o seu ocaso natural, e em favor da procriação responsável.

Este dicastério promove e organiza os encontros mundiais do Papa com as famílias, desde 1994, Ano Internacional da Família.
  • I Encontro Mundial das Famílias (1994): Roma - Itália;
  • II Encontro Mundial das Famílias (1997): Rio de Janeiro - Brasil;
  • III Encontro Mundial das Famílias (2000): Roma - Itália: encontro realizado no contexto do Grande Jubileu;
  • IV Encontro Mundial das Famílias (2003): Manila - Filipinas;
  • V Encontro Mundial das Famílias (2006): Valência - Espanha;
  • VI Encontro Mundial das Famílias (2009): Cidade do México - México.
  • VII Encontro Mundial das Famílias (2012): Milão - Itália.
  • VIII Encontro Mundial das Famílias (2015): Filadélfia - Estados Unidos.
FONTE: (http://pt.wikipedia.org/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário