Translate / Tradutor

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Famílias do interior de SP oferecem estadia a estrangeiros para JMJ

Grupo de 99 colombianos faz pausa em Orlândia antes de partir para o Rio.

Churrasco, lasanha e sobremesas como pudim e mousse de limão. O variado cardápio feito voluntariamente pela depiladora Sônia Cristina Ataoka, de 42 anos, de Orlândia (SP), é parte dos preparativos de sua família para recepcionar dois padres colombianos, integrantes de um grupo de 99 missionários católicos que chegaram para uma breve parada em sua casa nesta terça-feira (23) antes de partirem para a Jornada Mundial da Juventude 2013.

O grupo, que após deixar seu país pegou um ônibus em Brasília (DF), deve deixar a cidade do interior de São Paulo na madrugada de quinta-feira (25) para ir ao encontro do Papa Francisco. Antes de voltarem para casa, os colombianos ainda fazem nova parada em Orlândia. “Quando a gente recebe visita procuramos receber bem. Esperamos que eles sejam bem recebidos. Espero que gostem da minha comida, da hospitalidade. Estamos a serviço deles”, disse Sônia, que pela primeira vez hospeda estrangeiros em sua casa.

Além dos pratos preparados com carinho, Sônia e seu marido, o autônomo Reginaldo Midouru Ataoka, de 46 anos, fizeram questão de separar um dos cômodos da residência – o quarto dos dois filhos adolescentes – para melhor acomodar os peregrinos. Segundo Ataoka, a acolhida voluntária vale como um intercâmbio cultural. “Foi uma alegria imensa poder receber irmãos de outros países para essa jornada. Ficamos alegres e satisfeitos em servir essas pessoas que se dedicam à igreja”, disse.

Apesar da correria para receber os colombianos, os anfitriões garantem que também não deixarão de prestigiar a Jornada. "Partimos na sexta-feira [26] para o Rio de Janeiro, a família inteira, e voltamos na terça-feira [30]", afirmou Sônia.

De acordo com a Paróquia Cristo Rei, a família Ataoka é uma das 55 que estão recebendo os colombianos em Orlândia. Depois de celebrações e passeios pela região nesta quarta-feira (24), os missionários partem durante a madrugada para Aparecida (SP) antes de seguirem para o Rio. Após a Jornada Mundial da Juventude, os peregrinos ficam em Orlândia nos dias 30 e 31 de julho antes de regressarem para a Colômbia. "É uma experiência muito boa poder acolher essas pessoas", disse o padre Flávio Augusto Cícero, da Paróquia Cristo Rei.

O seminarista espanhol Francisco Lopez, de 25 anos, que acompanha o grupo de peregrinos no Brasil, aprovou a recepção no interior de São Paulo. "Está sendo uma experiência fantástica para todos nós. Nos acolheram de braços abertos. Os colombianos estão gostando muito da cidade. Ficaram impressionados", afirmou.
FONTE: (http://g1.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário