Antes de embarcar, o pontífice recebeu um adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.
Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a subida do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.
O helicóptero transportando Bento XVI aterrou em Castelgandolgo às 17.24, sendo o Santo Padre acolhido pelo Cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano e ainda pela Presidente da Câmara e pelo Pároco de Castel Gandolfo. Pelas 17.50, o Papa assomou à varanda central do Palácio de Castelgandolfo para "o último ato público", saudando a população local, que o aplaudiu entusiasticamente. Bento XVI improvisou algumas palavras de agradecimento, declarando ter vindo agora na qualidade de "peregrino" que empreende a última fase da sua peregrinação terrena.
Saudou com estas palavras os numerosos fiéis que estavam na praça:
Ele agora será Papa Emérito e, daqui cerca de dois meses, voltará ao Vaticano para levar vida contemplativa em um mosteiro.
Saudou com estas palavras os numerosos fiéis que estavam na praça:
Obrigado!Veja o pronunciamento:
Obrigado a vós!
Caros amigos, me sinto feliz de estar aqui convosco, rodeado pela beleza do Criado e pela vossa simpatia que me faz muito bem. Obrigado pela vossa amizade, o vosso afeto.
Sabeis que este meu dia é diferente dos anteriores: não sou mais Pontífice Sumo da Igreja católica: até às oito da tarde o serei ainda, depois não mais. Sou simplesmente um peregrino que começa a última etapa da sua peregrinação sobre esta terra. Mas ainda gostaria ... (aplausos – obrigado!) mas gostaria ainda com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar para o bem comum e o bem da Igreja e da humanidade. E me sinto muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos pra frente com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado, vos dou agora (aplausos)... com todo o coração a minha benção. Seja bendito Deus Onipotente, Pai e Filho e Espírito Santo.
Obrigado, Boa noite! Obrigado a vós todos!
Ele agora será Papa Emérito e, daqui cerca de dois meses, voltará ao Vaticano para levar vida contemplativa em um mosteiro.
FONTE: (http://pt.radiovaticana.va/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário